SILVA, Sayonara Fernandes Da. Literatura para a infância: o pnbe em questão. Anais II CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/16256>. Acesso em: 23/11/2024 00:17
A pesquisa avalia a acessibilidade da criança e do professor à leitura de literatura por meio do acervo do Programa Nacional Biblioteca da Escola-PNBE, distribuído pelo MEC aos Centros de Educação Infantil de Natal-RN, com o objetivo de compreender as perspectivas, tensões e desafios sobre as políticas públicas de promoção da leitura no Brasil. A metodologia utilizada é qualitativa de abordagem avaliativa. São instrumentos de coleta de dados os sites disponíveis do MEC que prestam conta da distribuição do acervo; as entrevistas com assessores da SME- Natal e do FNDE; questionários aplicados aos docentes e gestores das instituições e a visita in loco aos Centros Municipais de Educação Infantil. Tomamos como referencial teórico-metodológico Amarilha (1997; 2006), Cosson (2007), Moreira, Caleffe (2008), Zilbermam (2003), entre outros. Os resultados indicam que não existem espaços de leitura adequados ao uso do acervo e não há formação específica para o professor de maneira a articular o PNBE à prática de leitura com as crianças.