O gestão dos resíduos sólidos urbanos tornou-se, nos últimos anos, um grande desafio para os gestores públicos dos municípios brasileiros, pois cada vez mais, são produzidos resíduos de diferentes tipos, muitos de complexo tratamento e eliminação. Por outro lado, as ações relacionadas à gestão dos resíduos têm sido implementadas de forma fragmentadas. Assim, as políticas públicas para a prevenção da geração, coleta, disposição e reaproveitamento não tem surtido o efeito desejado. A Educação Ambiental é uma condição essencial para o atendimento da demanda educativa que apresenta a PNRS, tanto na orientação e ampla difusão de seus conceitos, quanto na capacitação de cada um dos segmentos da cadeia geradora e destinadora dos resíduos sólidos. Nesse sentido, o presente artigo teve por objetivo analisar como a Educação Ambiental é utilizada para conscientizar a população do município de Campina Grande, especificamente para a gestão adequada dos resíduos sólidos urbanos. Os resultados da pesquisa mostram que, se a Educação Ambiental for implementada de fato pelo município, como prevista no seu PMGIRS, poderá reduzir a quantidade de resíduos depositada de forma inadequada em locais públicos, e os passiveis de reaproveitamento, reutilização e/ou reciclagem, que ainda são depositados no aterro sanitário. Por fim, vale destacar que o PMGIRS ainda não foi implementado, apesar de já ter sido aprovado a mais de um ano em audiências públicas. Assim, podemos inferir que falta vontade política do gestor municipal para implementá-lo.