Atualmente, os jogos matemáticos vêm sendo um auxílio ao docente no processo de ensino e aprendizagem, pois o mesmo possibilita a interação do aluno com o assunto abordado, proporcionando sua motivação diante dos estudos. Buscando contribuir neste cenário, elaboramos este trabalho objetivando dinamizar o ensino de equações de primeiro grau, de tal forma que facilite tanto o trabalho do professor quanto a aprendizagem de seus alunos. O desenvolvimento deste trabalho se deu em três etapas: a primeira, revisão bibliográfica; a segunda, concretização planejamento da aula; e por fim, sua execução. Esta intervenção didática foi realizada em duas turmas de 8º ano, sendo que uma turma era do ensino regular e a outra da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os materiais utilizados para a confecção do jogo foram recicláveis e de baixo custo. Através deste trabalho conseguimos enfatizar para a comunidade escolar que a disciplina de matemática não é tediosa ou de difícil aprendizagem, é necessário apenas que o docente procure diversas formas de metodologias as quais possam abraçar toda a diversidade encontrada em sala de aula. Com os resultados obtidos, verificou-se que é possível o uso de jogos matemáticos em sala de aula como recurso pedagógico, pois a utilização do lúdico ajudou a fazer com que os alunos assimilassem melhor o conteúdo abordado, uma vez que esse recurso criou um clima de entusiasmo na turma.