Ao longo do tempo, as tecnologias se fazem presentes na educação, sendo um artifício de grande importância na informática e vem oferecendo suporte para diversos debates e observações sobre a inserção desse recurso no ambiente da sala de aula. Nesse sentido este artigo tem o propósito de articular discussões e reflexões sobre as características e as colaborações das tecnologias digitais, mais precisamente o uso do software Winmat no ensino e aprendizagem da matemática e a formação do professor para o uso desse modelo metodológico. Faremos uma abordagem prática do software Winmat para o ensino e operações com matrizes, mostrando uma atividade feita com os alunos da disciplina de Educação Matemática e Novas Tecnologias, oferecida pelo curso de licenciatura em Matemática da UEPB campus VI. Discutiremos a respeito da formação do professor de Matemática e sobre o seu pensamento diante das tecnologias digitais que estão a cada dia sendo introduzida no cotidiano dos alunos, definindo qual será o papel do professor nessa nova perspectiva. Usaremos como referencial teórico algum dos autores que pesquisam acerca do tema formação dos professores para o ensino das tecnologias e que defendem e debatem sobre essa temática. Assim, esperamos com esse trabalho a socialização da experiência utilizando o software matemático numa turma de graduandos e com isso alcançando indagações sobre a formação de professor de matemática. Nossa pesquisa possibilitou asserção sobre o que pretendíamos com este trabalho, demonstrando que a utilização de um software de caráter educativo auxilia o professor no processo de ensino-aprendizagem da Matemática.