O que você está pensando? Deixe aqui seu comentário! São as expressões que marcaram a mudança web.1 da informação para web.2 da comunicação compartilhada. Há mais de dez anos estamos experimentando novas formas de comunicação na internet. Saímos da internet da informação/leitura para a internet do colaboração/escrita. E os professores o que estão pensando sobre isso? O desenvolvimento das redes sociais digitais coloca em evidência aspectos importantes da realidade social contemporânea, podemos destacar como elemento contemporâneo o aumento dos espaços públicos e privados de acesso à internet o que possibilita a comunicação instantânea, acesso ao conhecimento produzido em tempo hábil e a construção do conhecimento colaborativo e interativo a partir das ferramentas digitas, tais como: Fóruns, Blogs, redes sociais e Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Nesse contexto, o artigo apresenta o resultado da pesquisa realizada com os docentes e discentes da UESC para compreender como estes se apropriam das redes sociais digitais, em especial o blog , para divulgação e produção do conhecimento na Educação Básica. A pesquisa foi de caráter qualitativo utilizando a metodologia da pesquisa participante. O objeto de estudo foi a Oficina de blog realizada na I Jornada Baiana de Pedagogia – JORNAPED para professores da Educação Básica. Para produção dos dados utilizamos a observação participante, grupo de discussão no facebook e o site do JORNAPED com perguntas abertas e fechadas. A análise foi realizada a partir das contribuições dos parceiros intelectuais tais como: Silva (2003), Levy (1993) e Gomes (2005).