Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP): EXPERIÊNCIAS E PERSPECTIVAS DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: EXPERIÊNCIA DOS ALUNOS, OBMEP, PERSPECTIVA, PRÁTICA DOCENTE Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Educação Matemática
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 15261
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 364
    "inscrito_id" => 4921
    "titulo" => "A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP): EXPERIÊNCIAS E PERSPECTIVAS DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Pesquisas realizadas nos âmbitos das olimpíadas de matemática têm mostrado que elas podem ser utilizadas como recursos didáticos pelos professores no estímulo à criatividade, participação e socialização dos estudantes. Além de despertar o interesse, as Olimpíadas de matemática quando trabalhadas em sala de aula acentua a vontade de aprender pelos alunos, além de um ambiente produtivo em que os mesmos socializam seus conhecimentos.  Diante disso, este trabalho teve como objetivo analisar a experiência dos alunos do 3° ano do Ensino Médio em relação à Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Era necessário saber se em tempos de OBMEP os alunos percebiam a contribuição e importância dela na obtenção do conhecimento. Os investigados estudam em uma escola pública da cidade de Frei Miguelinho/PE e tiveram que responder a um questionário com 5 perguntas abertas onde os mesmos puderam expor suas opiniões sobre algumas questões norteadoras da pesquisa. Chegou-se à conclusão que os alunos não só mostram uma experiência enriquecedora em relação à Olimpíada como também percebem sua importância na vida escolar e também para um futuro mais promissor. Em se tratando das opiniões dadas pelos alunos nas perguntas, obtiveram-se inúmeras justificativas ricas em detalhes, fornecendo índices que comprovam uma significativa perspectiva de cada um deles. Nota-se que sem uma prática docente mais consciente que enxergue as possibilidades nos Projetos como a OBMEP, não seria possível obtermos o resultado conforme ocorreu. Portanto, para que os alunos possam ter experiências cada vez mais ricas requer que os professores continuem tendo uma prática docente voltada à melhoria do ensino e da aprendizagem, através de novos recursos didáticos e metodológicos, formando quanti e qualitativamente jovens mais preparados para a sociedade. E para que isso ocorra seria muito relevante conhecer e aproveitar de forma mais abrangente na Escola as oportunidades que a Olimpíada vem mostrando ao longo dos anos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "EXPERIÊNCIA DOS ALUNOS, OBMEP, PERSPECTIVA, PRÁTICA DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA8_ID4921_06082015110535.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JEAN MARTINS DE ARRUDA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "JEAN MARTINS"
    "autor_email" => "martinsarruda57@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 15261
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 364
    "inscrito_id" => 4921
    "titulo" => "A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP): EXPERIÊNCIAS E PERSPECTIVAS DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Pesquisas realizadas nos âmbitos das olimpíadas de matemática têm mostrado que elas podem ser utilizadas como recursos didáticos pelos professores no estímulo à criatividade, participação e socialização dos estudantes. Além de despertar o interesse, as Olimpíadas de matemática quando trabalhadas em sala de aula acentua a vontade de aprender pelos alunos, além de um ambiente produtivo em que os mesmos socializam seus conhecimentos.  Diante disso, este trabalho teve como objetivo analisar a experiência dos alunos do 3° ano do Ensino Médio em relação à Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Era necessário saber se em tempos de OBMEP os alunos percebiam a contribuição e importância dela na obtenção do conhecimento. Os investigados estudam em uma escola pública da cidade de Frei Miguelinho/PE e tiveram que responder a um questionário com 5 perguntas abertas onde os mesmos puderam expor suas opiniões sobre algumas questões norteadoras da pesquisa. Chegou-se à conclusão que os alunos não só mostram uma experiência enriquecedora em relação à Olimpíada como também percebem sua importância na vida escolar e também para um futuro mais promissor. Em se tratando das opiniões dadas pelos alunos nas perguntas, obtiveram-se inúmeras justificativas ricas em detalhes, fornecendo índices que comprovam uma significativa perspectiva de cada um deles. Nota-se que sem uma prática docente mais consciente que enxergue as possibilidades nos Projetos como a OBMEP, não seria possível obtermos o resultado conforme ocorreu. Portanto, para que os alunos possam ter experiências cada vez mais ricas requer que os professores continuem tendo uma prática docente voltada à melhoria do ensino e da aprendizagem, através de novos recursos didáticos e metodológicos, formando quanti e qualitativamente jovens mais preparados para a sociedade. E para que isso ocorra seria muito relevante conhecer e aproveitar de forma mais abrangente na Escola as oportunidades que a Olimpíada vem mostrando ao longo dos anos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "EXPERIÊNCIA DOS ALUNOS, OBMEP, PERSPECTIVA, PRÁTICA DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA8_ID4921_06082015110535.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JEAN MARTINS DE ARRUDA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "JEAN MARTINS"
    "autor_email" => "martinsarruda57@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Pesquisas realizadas nos âmbitos das olimpíadas de matemática têm mostrado que elas podem ser utilizadas como recursos didáticos pelos professores no estímulo à criatividade, participação e socialização dos estudantes. Além de despertar o interesse, as Olimpíadas de matemática quando trabalhadas em sala de aula acentua a vontade de aprender pelos alunos, além de um ambiente produtivo em que os mesmos socializam seus conhecimentos. Diante disso, este trabalho teve como objetivo analisar a experiência dos alunos do 3° ano do Ensino Médio em relação à Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Era necessário saber se em tempos de OBMEP os alunos percebiam a contribuição e importância dela na obtenção do conhecimento. Os investigados estudam em uma escola pública da cidade de Frei Miguelinho/PE e tiveram que responder a um questionário com 5 perguntas abertas onde os mesmos puderam expor suas opiniões sobre algumas questões norteadoras da pesquisa. Chegou-se à conclusão que os alunos não só mostram uma experiência enriquecedora em relação à Olimpíada como também percebem sua importância na vida escolar e também para um futuro mais promissor. Em se tratando das opiniões dadas pelos alunos nas perguntas, obtiveram-se inúmeras justificativas ricas em detalhes, fornecendo índices que comprovam uma significativa perspectiva de cada um deles. Nota-se que sem uma prática docente mais consciente que enxergue as possibilidades nos Projetos como a OBMEP, não seria possível obtermos o resultado conforme ocorreu. Portanto, para que os alunos possam ter experiências cada vez mais ricas requer que os professores continuem tendo uma prática docente voltada à melhoria do ensino e da aprendizagem, através de novos recursos didáticos e metodológicos, formando quanti e qualitativamente jovens mais preparados para a sociedade. E para que isso ocorra seria muito relevante conhecer e aproveitar de forma mais abrangente na Escola as oportunidades que a Olimpíada vem mostrando ao longo dos anos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.