Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA O USO DIDÁTICO AS LINGUAGENS ARTÍSTICAS NO CURRÍCULO DE ENSINO MÉDIO: UMA PESQUISA PARTICIPANTE

Palavra-chaves: LINGUAGENS ARTÍSTICAS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PESQUISA-AÇÃO Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Formação de Professores
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 16043
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 2634
    "inscrito_id" => 1371
    "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA O USO DIDÁTICO AS LINGUAGENS ARTÍSTICAS NO CURRÍCULO DE ENSINO MÉDIO: UMA PESQUISA PARTICIPANTE"
    "resumo" => "Esse artigo relata uma pesquisa-ação que surgiu de uma experiência de formação continuada de professores do Ensino Médio, objetivando a aquisição de conhecimentos acerca da inclusão das linguagens artísticas na dinâmica das disciplinas, em uma escola pública do Estado da Paraíba, situada no centro de João Pessoa. Com as mudanças pedagógicas propostas na formação dos docentes, buscamos investigar os resultados no rendimento escolar dos alunos, através das representações dos docentes acerca do desenvolvimento global dos discentes, a partir dessa nova experiência, que implica em novos fazeres pedagógicos com vistas o otimizar a aprendizagem. O compromisso dos docentes e dos gestores levou a busca de caminhos alternativos para o fazer pedagógico que atendesse às características do alunado do ensino médio na atualidade. Com essa preocupação, a equipe gestora buscou parceria junto ao Grupo de Estudo e Extensão Sobre Formação de Professores GEEXFOP/UFPB. Portanto, o objetivo geral do projeto de pesquisa foi o de analisar os possíveis avanços na aprendizagem dos alunos nos componentes curriculares do Ensino Médio, a partir da inclusão das linguagens artísticas como tema transverso. Os objetivos específicos foram: Identificar as concepções dos professores acerca da influência das linguagens artísticas para o desenvolvimento dos alunos e para a aprendizagem de novos conceitos, competências e habilidades; Analisar qualitativamente a execução das ações curriculares voltadas para sanar as fragilidades de aprendizagem dos alunos nos diversos componentes curriculares, tendo as linguagens artísticas como pano de fundo; Promover um levantamento do rendimento escolar dos alunos, tendo as notas do primeiro bimestre como parâmetro."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "LINGUAGENS ARTÍSTICAS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PESQUISA-AÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA4_ID1371_09092015211400.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MÁRCIA PAIVA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "MÁRCIA PAIVA"
    "autor_email" => "marciapaivaufpb@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 16043
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 2634
    "inscrito_id" => 1371
    "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA O USO DIDÁTICO AS LINGUAGENS ARTÍSTICAS NO CURRÍCULO DE ENSINO MÉDIO: UMA PESQUISA PARTICIPANTE"
    "resumo" => "Esse artigo relata uma pesquisa-ação que surgiu de uma experiência de formação continuada de professores do Ensino Médio, objetivando a aquisição de conhecimentos acerca da inclusão das linguagens artísticas na dinâmica das disciplinas, em uma escola pública do Estado da Paraíba, situada no centro de João Pessoa. Com as mudanças pedagógicas propostas na formação dos docentes, buscamos investigar os resultados no rendimento escolar dos alunos, através das representações dos docentes acerca do desenvolvimento global dos discentes, a partir dessa nova experiência, que implica em novos fazeres pedagógicos com vistas o otimizar a aprendizagem. O compromisso dos docentes e dos gestores levou a busca de caminhos alternativos para o fazer pedagógico que atendesse às características do alunado do ensino médio na atualidade. Com essa preocupação, a equipe gestora buscou parceria junto ao Grupo de Estudo e Extensão Sobre Formação de Professores GEEXFOP/UFPB. Portanto, o objetivo geral do projeto de pesquisa foi o de analisar os possíveis avanços na aprendizagem dos alunos nos componentes curriculares do Ensino Médio, a partir da inclusão das linguagens artísticas como tema transverso. Os objetivos específicos foram: Identificar as concepções dos professores acerca da influência das linguagens artísticas para o desenvolvimento dos alunos e para a aprendizagem de novos conceitos, competências e habilidades; Analisar qualitativamente a execução das ações curriculares voltadas para sanar as fragilidades de aprendizagem dos alunos nos diversos componentes curriculares, tendo as linguagens artísticas como pano de fundo; Promover um levantamento do rendimento escolar dos alunos, tendo as notas do primeiro bimestre como parâmetro."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "LINGUAGENS ARTÍSTICAS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PESQUISA-AÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA4_ID1371_09092015211400.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MÁRCIA PAIVA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "MÁRCIA PAIVA"
    "autor_email" => "marciapaivaufpb@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Esse artigo relata uma pesquisa-ação que surgiu de uma experiência de formação continuada de professores do Ensino Médio, objetivando a aquisição de conhecimentos acerca da inclusão das linguagens artísticas na dinâmica das disciplinas, em uma escola pública do Estado da Paraíba, situada no centro de João Pessoa. Com as mudanças pedagógicas propostas na formação dos docentes, buscamos investigar os resultados no rendimento escolar dos alunos, através das representações dos docentes acerca do desenvolvimento global dos discentes, a partir dessa nova experiência, que implica em novos fazeres pedagógicos com vistas o otimizar a aprendizagem. O compromisso dos docentes e dos gestores levou a busca de caminhos alternativos para o fazer pedagógico que atendesse às características do alunado do ensino médio na atualidade. Com essa preocupação, a equipe gestora buscou parceria junto ao Grupo de Estudo e Extensão Sobre Formação de Professores GEEXFOP/UFPB. Portanto, o objetivo geral do projeto de pesquisa foi o de analisar os possíveis avanços na aprendizagem dos alunos nos componentes curriculares do Ensino Médio, a partir da inclusão das linguagens artísticas como tema transverso. Os objetivos específicos foram: Identificar as concepções dos professores acerca da influência das linguagens artísticas para o desenvolvimento dos alunos e para a aprendizagem de novos conceitos, competências e habilidades; Analisar qualitativamente a execução das ações curriculares voltadas para sanar as fragilidades de aprendizagem dos alunos nos diversos componentes curriculares, tendo as linguagens artísticas como pano de fundo; Promover um levantamento do rendimento escolar dos alunos, tendo as notas do primeiro bimestre como parâmetro.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.