Esse artigo relata uma pesquisa-ação que surgiu de uma experiência de formação continuada de professores do Ensino Médio, objetivando a aquisição de conhecimentos acerca da inclusão das linguagens artísticas na dinâmica das disciplinas, em uma escola pública do Estado da Paraíba, situada no centro de João Pessoa. Com as mudanças pedagógicas propostas na formação dos docentes, buscamos investigar os resultados no rendimento escolar dos alunos, através das representações dos docentes acerca do desenvolvimento global dos discentes, a partir dessa nova experiência, que implica em novos fazeres pedagógicos com vistas o otimizar a aprendizagem. O compromisso dos docentes e dos gestores levou a busca de caminhos alternativos para o fazer pedagógico que atendesse às características do alunado do ensino médio na atualidade. Com essa preocupação, a equipe gestora buscou parceria junto ao Grupo de Estudo e Extensão Sobre Formação de Professores GEEXFOP/UFPB. Portanto, o objetivo geral do projeto de pesquisa foi o de analisar os possíveis avanços na aprendizagem dos alunos nos componentes curriculares do Ensino Médio, a partir da inclusão das linguagens artísticas como tema transverso. Os objetivos específicos foram: Identificar as concepções dos professores acerca da influência das linguagens artísticas para o desenvolvimento dos alunos e para a aprendizagem de novos conceitos, competências e habilidades; Analisar qualitativamente a execução das ações curriculares voltadas para sanar as fragilidades de aprendizagem dos alunos nos diversos componentes curriculares, tendo as linguagens artísticas como pano de fundo; Promover um levantamento do rendimento escolar dos alunos, tendo as notas do primeiro bimestre como parâmetro.