A pesquisa apresentada foi desenvolvida com 88 alunos do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Manoel Mangueira Lima, localizada no município de Cajazeiras-PB. Tendo como objetivo analisar por meio da concepção do alunado a importância e a contribuição da experimentação no processo de ensino e aprendizagem da disciplina de Química, o instrumento para coleta de dados constituiu-se de uma entrevista semiestruturada. De acordo com os resultados obtidos, 66,7% dos alunos entrevistados afirmaram não gostar de Química por ser uma matéria de difícil compreensão exigindo muita concentração. No que concerne às maiores dificuldades enfrentadas pelos alunos durante as aulas teóricas de química, 38,9% dos discentes responderam que a interpretação dos conceitos científicos é a maior dificuldade encontrada. Um percentual de 35,3% afirmou que a utilização de aulas práticas contribui para a associação entre teoria e prática dos conteúdos de Química. A respeito de como os alunos gostariam que fossem ministradas as aulas de química, 72,2% destes, afirmam a necessidade de mais aulas práticas em paralelo com as aulas teóricas. Mediante a análise dos resultados obtidos com a referida pesquisa, verifica-se que a experimentação funciona como uma ferramenta para despertar o interesse dos alunos em aprender, além de permitir que os mesmos manipulem equipamentos, imagens, ideias e discutam significados entre si e com o professor durante a aula promovendo a construção do saber científico. Deste modo, é preciso que o professor desvie um pouco do programa do livro didático e realize mais experimentos durante as aulas, fazendo assim uma articulação entre teoria e prática a fim de que o Ensino de Química forneça condições para o aluno compreender conceitos e a sua aplicação em temáticas relacionadas ao seu cotidiano.