Este artigo tem como objetivo relatar a prática desenvolvida ao longo do Estágio de Docência, disciplina obrigatória no Programa Pós-Graduação em Educação Profissional do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. O Projeto do Estágio de Docência buscou integrar os eixos ensino, pesquisa e extensão na Educação Profissional, com ênfase na educação ambiental. Essa integração ocorreu pela vinculação do estágio à nossa pesquisa de mestrado no PPGEP, uma pesquisa-ação que objetiva contribuir para a formação humana integral dos discentes do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental a partir da leitura crítica e a produção de animações de curta duração como instrumentos de educação ambiental. Para tanto, iniciamos a pesquisa junto à turma no semestre 2014.1 e no semestre seguinte 2014.2 demos continuidade, realizando as intervenções e a extensão. Ao final, percebemos que, em meio às dificuldades enfrentadas, o estágio nos oportunizou não apenas aproximação com os sujeitos da pesquisa, mas amadurecimento da prática pedagógica e, principalmente, promover reflexões entre os gestores ambientais em formação.