Ao longo da história da Educação, as metodologias de ensino tiveram que ser reavaliadas conforme as mudanças na sociedade. Nesse contexto, os jogos didáticos ganham espaço como metodologias que podem e devem ser aplicadas não só no ensino de ciências, mais também nas demais disciplinas. Partindo-se deste pressuposto este trabalho é resultado das atividades desenvolvidas com a utilização de jogos no ensino fundamental (7º ano "A" e "B") da Escola Municipal Jorge Rodrigues dos Santos, situada no município de Currais- PI; tendo em vista uma acentuada preocupação do núcleo escolar com o baixo rendimento dos alunos na disciplina de ciências; este trabalho objetivou despertar o interesse dos educandos para a aprendizagem dos diversos assuntos abordados nas aulas, no sentido de torná-las mais lúdicas e dinâmicas, por permitirem que o conhecimento contextualizado seja aplicado na prática. Posto isto, o processo de elaboração desses materiais didáticos, ocorreu através de jogos com cartas, confecção de cartazes e desenhos para a exploração dos conteúdos e assimilação dos termos e conceitos pelos discentes. Diante do exposto, estes recursos didáticos como estratégias pedagógicas possibilitaram notáveis colaborações na recuperação do estímulo e aprendizagem dos alunos, construção de novos conhecimentos, relação social, interação e o desenvolvimento de habilidades como a concentração, a linguagem e entre outros que proporcionaram suporte e aporte ao professor condutor do processo ensino-aprendizagem de ciências.