BARROS, Josias Silvano De. A escola num contexto de multidão e multiplicidade. Anais II CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/15118>. Acesso em: 23/12/2024 21:54
A escola atual está convidada a lidar com a pluralidade de culturas e de sujeitos. Ela deve abrir espaços para a diferença, para o cruzamento de culturas, para os diversos personagens sociais, e oferecer uma educação que propicie a reflexão sobre as conexões plurais e as relações de poder no processo de hierarquização social. Assim, este artigo busca refletir sobre a Escola, num contexto de multidão e multiplicidade, enquanto espaço de inclusão capaz de potencializar os sujeitos socialmente segregados (a exemplo dos negros, homossexuais, camponeses e pobres). Trata-se, de uma pesquisa bibliográfica-documental, à luz da literatura da metodologia científica. Por base teórica, destaca-se o termo “multidão”, para estabelecer um elo entre sujeitos socialmente excluídos e escola – território que demarca os indivíduos e os grupos sociais –, ao passo que a discussão se embasa no conceito de rizoma para expandir a discussão em relação à cultura na contemporaneidade. A pesquisa aponta para a necessidade de uma escola que privilegie o ser humano em sua singularidade e multiplicidade. No caso, torna-se profícua a (re)construção de novos sentidos para uma escola multifacetada, de convergências e divergências, de ambiguidades e incertezas, de identidade-relação.