A pesquisa em tela pretende estudar na cidade de Mossoró/RN os percursos e acontecimentos seguintes a votação do Projeto de Lei 118/2015 que veta as discursões de gênero e sexualidade na escola contidas no Plano Nacional de Educação (PNE) e que estaria presente no Plano Municipal de Educação (PNE). Depois da unanimidade desta recusa por parte Casa Legislativa Municipal, diversos movimentos sociais da cidade se uniram na busca pelo veto do prefeito a esta lei, e na luta pela conscientização da população a respeito da importância de se discutir gênero e sexualidade nas escolas, já que discursos tendenciosos e manipuladores estavam sendo propagados. Através da observação participante na realização de um pesquisa de campo, acompanhamos todo esse processo de mobilização, participando das intervenções, reuniões, debates e palestras, e ouvindo os múltiplos discursos dos sujeitos acerca deste tema, desde os militantes, vereadores e sociedade civil. Com o andamento da pesquisa foi possível compreender que a proposta de discutir gênero e sexualidade no ambiente escolar, longe de querer implementar uma “Ideologia de Gênero”, tratar-se-ia de combater a evasão escolar provocada pela discriminação das diferenças e de promover o respeito a diversidade de gênero, sexual e social. Esta também representaria um avanço no combate aos preconceitos e discriminações ocorridas no ambiente escolar e seria uma forma de combate as violências (de gênero, sexual e de caráter sexista)simbólicas e físicas na sociedade.