Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROJETO FORMATURA SUSTENTÁVEL: UMA POSSIBILIDADE PARA DISCUTIR E CONSTRUIR O CONCEITO DE SUSTENTABILIDADE NA ESCOLA

Palavra-chaves: SUSTENTABILIDADE, FORMATURA, MOBILIZAÇÃO SOCIAL Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Educação Ambiental
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 16824
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1636
    "inscrito_id" => 3163
    "titulo" => "PROJETO FORMATURA SUSTENTÁVEL: UMA POSSIBILIDADE PARA DISCUTIR E CONSTRUIR O CONCEITO DE SUSTENTABILIDADE NA ESCOLA"
    "resumo" => "O Projeto Formatura sustentável vem no sentido de contribuir para adoção de práticas sustentáveis no ambiente escolar, valorizando a diversidade, priorizando a construção de uma conscientização sobre o tema, garantindo a permanência e a melhoria do desempenho escolar. Tal projeto foi aplicado em quatro turmas de 3º ano do ensino médio nos turnos da manhã e tarde, envolvendo cerca de 100 alunos, da Escola de Ensino Fundamental e Médio Agenor Clemente dos Santos, localizada do município de Alagoinha-PB. Tendo como objetivo a mobilização da sociedade (comunidade e escola) favorecendo a conscientização social e ambiental com a arrecadação de garrafas descartáveis e latinhas de alumínio para vender e conseguir fundos para a festa de formatura dos estudantes. Acreditamos que o conceito de sustentabilidade tende a ser reconstruído a partir das necessidades da sociedade atual em promover um desenvolvimento sustentável em todas as áreas do conhecimento. No decorrer do projeto foi realizada uma série de atividades e ações a fim de alcançar os objetivos traçados, metodologicamente divididas em duas partes: uma parte teórica, buscando discutir e ampliar o conceito de sustentabilidade e outra parte prática visando principalmente a implantação de ações sustentáveis na escola com a coleta na comunidade de garrafas pet e latinhas de alumínio e a organização da colação de grau e festa de formatura. Pensar em uma sociedade plenamente sustentável ainda é um pensamento muito desafiador, mas será nas nossas pequenas mudanças de atitudes que provavelmente começaremos a mudar nossa relação com o meio o qual estamos inseridos. É importante destacar que os educandos que mais se envolveram com as ações do projeto são os apresentam as melhores notas no desempenho escolar em todas as disciplinas e estes apresentaram maior interesse em prosseguir seus estudos no nível superior de ensino."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "SUSTENTABILIDADE, FORMATURA, MOBILIZAÇÃO SOCIAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA10_ID3163_07092015220923.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PAULA PRISCILA GOMES DO NASCIMENTO PINA"
    "autor_nome_curto" => "PAULA PINA"
    "autor_email" => "paulapgnascimento@yahoo.c"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 16824
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1636
    "inscrito_id" => 3163
    "titulo" => "PROJETO FORMATURA SUSTENTÁVEL: UMA POSSIBILIDADE PARA DISCUTIR E CONSTRUIR O CONCEITO DE SUSTENTABILIDADE NA ESCOLA"
    "resumo" => "O Projeto Formatura sustentável vem no sentido de contribuir para adoção de práticas sustentáveis no ambiente escolar, valorizando a diversidade, priorizando a construção de uma conscientização sobre o tema, garantindo a permanência e a melhoria do desempenho escolar. Tal projeto foi aplicado em quatro turmas de 3º ano do ensino médio nos turnos da manhã e tarde, envolvendo cerca de 100 alunos, da Escola de Ensino Fundamental e Médio Agenor Clemente dos Santos, localizada do município de Alagoinha-PB. Tendo como objetivo a mobilização da sociedade (comunidade e escola) favorecendo a conscientização social e ambiental com a arrecadação de garrafas descartáveis e latinhas de alumínio para vender e conseguir fundos para a festa de formatura dos estudantes. Acreditamos que o conceito de sustentabilidade tende a ser reconstruído a partir das necessidades da sociedade atual em promover um desenvolvimento sustentável em todas as áreas do conhecimento. No decorrer do projeto foi realizada uma série de atividades e ações a fim de alcançar os objetivos traçados, metodologicamente divididas em duas partes: uma parte teórica, buscando discutir e ampliar o conceito de sustentabilidade e outra parte prática visando principalmente a implantação de ações sustentáveis na escola com a coleta na comunidade de garrafas pet e latinhas de alumínio e a organização da colação de grau e festa de formatura. Pensar em uma sociedade plenamente sustentável ainda é um pensamento muito desafiador, mas será nas nossas pequenas mudanças de atitudes que provavelmente começaremos a mudar nossa relação com o meio o qual estamos inseridos. É importante destacar que os educandos que mais se envolveram com as ações do projeto são os apresentam as melhores notas no desempenho escolar em todas as disciplinas e estes apresentaram maior interesse em prosseguir seus estudos no nível superior de ensino."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "SUSTENTABILIDADE, FORMATURA, MOBILIZAÇÃO SOCIAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA10_ID3163_07092015220923.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PAULA PRISCILA GOMES DO NASCIMENTO PINA"
    "autor_nome_curto" => "PAULA PINA"
    "autor_email" => "paulapgnascimento@yahoo.c"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

O Projeto Formatura sustentável vem no sentido de contribuir para adoção de práticas sustentáveis no ambiente escolar, valorizando a diversidade, priorizando a construção de uma conscientização sobre o tema, garantindo a permanência e a melhoria do desempenho escolar. Tal projeto foi aplicado em quatro turmas de 3º ano do ensino médio nos turnos da manhã e tarde, envolvendo cerca de 100 alunos, da Escola de Ensino Fundamental e Médio Agenor Clemente dos Santos, localizada do município de Alagoinha-PB. Tendo como objetivo a mobilização da sociedade (comunidade e escola) favorecendo a conscientização social e ambiental com a arrecadação de garrafas descartáveis e latinhas de alumínio para vender e conseguir fundos para a festa de formatura dos estudantes. Acreditamos que o conceito de sustentabilidade tende a ser reconstruído a partir das necessidades da sociedade atual em promover um desenvolvimento sustentável em todas as áreas do conhecimento. No decorrer do projeto foi realizada uma série de atividades e ações a fim de alcançar os objetivos traçados, metodologicamente divididas em duas partes: uma parte teórica, buscando discutir e ampliar o conceito de sustentabilidade e outra parte prática visando principalmente a implantação de ações sustentáveis na escola com a coleta na comunidade de garrafas pet e latinhas de alumínio e a organização da colação de grau e festa de formatura. Pensar em uma sociedade plenamente sustentável ainda é um pensamento muito desafiador, mas será nas nossas pequenas mudanças de atitudes que provavelmente começaremos a mudar nossa relação com o meio o qual estamos inseridos. É importante destacar que os educandos que mais se envolveram com as ações do projeto são os apresentam as melhores notas no desempenho escolar em todas as disciplinas e estes apresentaram maior interesse em prosseguir seus estudos no nível superior de ensino.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.