O presente estudo tem como objetivo discutir sobre o ensino de Ciências Naturais na perspectiva de estratégias e ações para o diálogo entre teoria e prática através do lúdico e sua abordagem para a sala de aula. Dialogamos a partir de algumas atividades executadas junto aos alunos do ensino fundamental II, numa pesquisa realizada em 2014 com 67 alunos das turmas de 6º e 7º ano nas aulas de Ciências, que mostram a possibilidade em tratar tanto o exigido pelo currículo para o desenvolvimento de competências e habilidades, como também, integrar estratégias que motivem e coloquem os alunos no centro do processo. O estudo aborda a execução de algumas oficinas ao passo que discute os resultados obtidos trazendo à luz da importância do ensino de Ciências Naturais e possibilidades acessíveis para o trabalho em sala de aula. Consideramos que o ensino de Ciências Naturais permite a flexibilidade para ações que envolvam teoria e prática, o saber e o fazer, além disso, trazemos a abertura para discussões sobre o ensino e concomitante o que pensam alguns autores. O presente estudo deixa ainda propostas para novas pesquisas nessa corrente de pensamento, atentando como este, para o desenvolvimento e aprendizagem significativa através de atividades com tons de ludicidade.