Esta comunicação é o resultado de um recorte epistemológico do nosso projeto de doutorado, onde procuramos descrever as formas de participação da sociedade civil organizada nos Conselhos Gestores de Políticas Públicas tomando como base as ideias de Jürgen Habermas e Paulo Freire. Dizemos um recorte porque nesta comunicação vamos nos deter no referencial teórico do nosso projeto, que consiste em fazer uma aproximação da Teoria do Agir Comunicativo do filósofo alemão Jürgen Habermas; e uma pedagogia dialógica, presente na Pedagogia Libertadora de Paulo Freire; analisando a ação comunicativa e a ação dialógica no âmbito da “esfera pública”, considerando alguns destes espaços de deliberação, com participação da sociedade, como os Conselhos de Políticas Públicas, as Conferências, Fóruns, Audiências Públicas, para enfatizar os mais conhecidos. Por isso a metodologia de pesquisa presente nesta comunicação é essencialmente bibliográfica, proporcionando um diálogo interdisciplinar, a partir de fundamentos filosóficos, sociológicos, políticos e pedagógicos, para se pensar a participação da sociedade civil no âmbito da “esfera pública”: uma ação que deve ser baseada em procedimentos deliberativos, argumentativos e dialógico