Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENTRE A “VOCAÇÃO” E O “APRENDER A SER PROFESSOR”: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA PRÁTICA DE ENSINO EM CIÊNCIAS SOCIAIS.

Palavra-chaves: DOCÊNCIA, APRENDIZAGEM, ESTÁGIO Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Formação de Professores
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 15975
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 2424
    "inscrito_id" => 645
    "titulo" => "ENTRE A “VOCAÇÃO” E O “APRENDER A SER PROFESSOR”: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA PRÁTICA DE ENSINO EM CIÊNCIAS SOCIAIS."
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo descrever a trajetória percorrida na disciplina Prática de Ensino em Ciências Sociais realizada no período de outubro de 2014 a março de 2015. A disciplina foi dividida em dois grandes momentos, o primeiro em sala de aula na universidade, com a preocupação da discussão teórica sobre ensino-aprendizagem, já o segundo se deu em sala de aula em uma escola de ensino médio, no qual se dedicou a prática de ensino da disciplina de sociologia. Ficar em sala de aula com diversas personalidades foi um momento ímpar, uma vez que tal oportunidade nos fez ter a convicção de seguir na carreira docente. A docência em sala de aula foi, entre outras coisas, o momento de compreender o universo do aluno, bem como, qual é o verdadeiro sentido e papel do professor/educador. O estágio nos possibilitou “distanciar” da teoria e vivenciarmos a prática, desta forma entendemos o perfil dos alunos, suas vivências, gostos e conseguimos fazer com que os mesmos trouxessem o seu cotidiano para as aulas de sociologia. Cumprimos a exigência de 120 horas/aulas, intercalando momentos de discussão teórica, observação, planejamento e regência. A Escola que serviu como cenário para a aprendizagem intelectual e prática da formação do licenciando em ciências sociais foi a Escola Estadual de Ensino Médio e Profissionalizante Dr. Elpídio de Almeida (Estadual da Prata), sob a supervisão da professora da disciplina de sociologia Maria do Socorro Oliveira Costa e do professor da disciplina de Prática de Ensino em Ciências Sociais, Fábio Ribeiro Machado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "DOCÊNCIA, APRENDIZAGEM, ESTÁGIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA4_ID645_09092015102015.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSEMÁRIO DA SILVA SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "JOSEMÁRIO"
    "autor_email" => "zemariodasilva@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 15975
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 2424
    "inscrito_id" => 645
    "titulo" => "ENTRE A “VOCAÇÃO” E O “APRENDER A SER PROFESSOR”: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA PRÁTICA DE ENSINO EM CIÊNCIAS SOCIAIS."
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo descrever a trajetória percorrida na disciplina Prática de Ensino em Ciências Sociais realizada no período de outubro de 2014 a março de 2015. A disciplina foi dividida em dois grandes momentos, o primeiro em sala de aula na universidade, com a preocupação da discussão teórica sobre ensino-aprendizagem, já o segundo se deu em sala de aula em uma escola de ensino médio, no qual se dedicou a prática de ensino da disciplina de sociologia. Ficar em sala de aula com diversas personalidades foi um momento ímpar, uma vez que tal oportunidade nos fez ter a convicção de seguir na carreira docente. A docência em sala de aula foi, entre outras coisas, o momento de compreender o universo do aluno, bem como, qual é o verdadeiro sentido e papel do professor/educador. O estágio nos possibilitou “distanciar” da teoria e vivenciarmos a prática, desta forma entendemos o perfil dos alunos, suas vivências, gostos e conseguimos fazer com que os mesmos trouxessem o seu cotidiano para as aulas de sociologia. Cumprimos a exigência de 120 horas/aulas, intercalando momentos de discussão teórica, observação, planejamento e regência. A Escola que serviu como cenário para a aprendizagem intelectual e prática da formação do licenciando em ciências sociais foi a Escola Estadual de Ensino Médio e Profissionalizante Dr. Elpídio de Almeida (Estadual da Prata), sob a supervisão da professora da disciplina de sociologia Maria do Socorro Oliveira Costa e do professor da disciplina de Prática de Ensino em Ciências Sociais, Fábio Ribeiro Machado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "DOCÊNCIA, APRENDIZAGEM, ESTÁGIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA4_ID645_09092015102015.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSEMÁRIO DA SILVA SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "JOSEMÁRIO"
    "autor_email" => "zemariodasilva@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Este trabalho tem como objetivo descrever a trajetória percorrida na disciplina Prática de Ensino em Ciências Sociais realizada no período de outubro de 2014 a março de 2015. A disciplina foi dividida em dois grandes momentos, o primeiro em sala de aula na universidade, com a preocupação da discussão teórica sobre ensino-aprendizagem, já o segundo se deu em sala de aula em uma escola de ensino médio, no qual se dedicou a prática de ensino da disciplina de sociologia. Ficar em sala de aula com diversas personalidades foi um momento ímpar, uma vez que tal oportunidade nos fez ter a convicção de seguir na carreira docente. A docência em sala de aula foi, entre outras coisas, o momento de compreender o universo do aluno, bem como, qual é o verdadeiro sentido e papel do professor/educador. O estágio nos possibilitou “distanciar” da teoria e vivenciarmos a prática, desta forma entendemos o perfil dos alunos, suas vivências, gostos e conseguimos fazer com que os mesmos trouxessem o seu cotidiano para as aulas de sociologia. Cumprimos a exigência de 120 horas/aulas, intercalando momentos de discussão teórica, observação, planejamento e regência. A Escola que serviu como cenário para a aprendizagem intelectual e prática da formação do licenciando em ciências sociais foi a Escola Estadual de Ensino Médio e Profissionalizante Dr. Elpídio de Almeida (Estadual da Prata), sob a supervisão da professora da disciplina de sociologia Maria do Socorro Oliveira Costa e do professor da disciplina de Prática de Ensino em Ciências Sociais, Fábio Ribeiro Machado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.