Este trabalho tem como objetivo descrever a trajetória percorrida na disciplina Prática de Ensino em Ciências Sociais realizada no período de outubro de 2014 a março de 2015. A disciplina foi dividida em dois grandes momentos, o primeiro em sala de aula na universidade, com a preocupação da discussão teórica sobre ensino-aprendizagem, já o segundo se deu em sala de aula em uma escola de ensino médio, no qual se dedicou a prática de ensino da disciplina de sociologia. Ficar em sala de aula com diversas personalidades foi um momento ímpar, uma vez que tal oportunidade nos fez ter a convicção de seguir na carreira docente. A docência em sala de aula foi, entre outras coisas, o momento de compreender o universo do aluno, bem como, qual é o verdadeiro sentido e papel do professor/educador. O estágio nos possibilitou “distanciar” da teoria e vivenciarmos a prática, desta forma entendemos o perfil dos alunos, suas vivências, gostos e conseguimos fazer com que os mesmos trouxessem o seu cotidiano para as aulas de sociologia. Cumprimos a exigência de 120 horas/aulas, intercalando momentos de discussão teórica, observação, planejamento e regência. A Escola que serviu como cenário para a aprendizagem intelectual e prática da formação do licenciando em ciências sociais foi a Escola Estadual de Ensino Médio e Profissionalizante Dr. Elpídio de Almeida (Estadual da Prata), sob a supervisão da professora da disciplina de sociologia Maria do Socorro Oliveira Costa e do professor da disciplina de Prática de Ensino em Ciências Sociais, Fábio Ribeiro Machado.