PRÁTICA DE PRONÚNCIA NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA: O “IPA CHART” COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 16756 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1039 "inscrito_id" => 3354 "titulo" => "PRÁTICA DE PRONÚNCIA NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA: O “IPA CHART” COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA" "resumo" => "Na realidade da escola pública brasileira atual, o ensino-aprendizagem de segunda língua ainda é um desafio. Inúmeras razões compõem essa problemática como a carga horária reduzida (2 horas/aula semanais), a falta de base de conhecimentos prévios por parte dos alunos, a não exposição do aluno a língua estrangeira (L2), a desmotivação de professores e alunos, a falta de materiais didáticos, dentre outros fatores. Destacamos ainda, o medo dos alunos ao serem colocados para executar/compreender os sons da língua ensinada, pois os mesmos sentem-se inseguros por não conseguirem tal produção e por pensarem que o inglês “correto” é o de grandes potências econômicas que têm a língua inglesa como língua materna. Visto que, muitas vezes os alunos querem seguir (ou imitar) o mesmo padrão rítmico, cadência e entonação, dentre outros elementos que compõem a fala de um nativo de língua inglesa, na busca dessa “fantasia fonética” obtêm um possível “fracasso”, o que acaba por frustrar e desmotivar o alunado na maioria das vezes. O presente artigo é um relato de experiência de um projeto intitulado “A Prática de Pronúncia nas Aulas de Língua Inglesa: o ‘IPA CHART’ como ferramenta pedagógica”, realizado durante uma sequência de atividades do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto de Língua Inglesa, do Campus III da UEPB, projeto este, cujo objetivo é expor o alunado à língua estrangeira, propondo-se então, aulas com o foco na “prática de pronúncia”, visando deixar os alunos habituados para a percepção de diferenças fonológicas, bem como, conscientizá-los quanto à existência de fonemas não existentes na sua língua materna, buscando-se assim, a desconstrução do pensamento errôneo, de que estes nunca irão pronunciar corretamente certas palavras na língua inglesa. O projeto foi aplicado em uma turma de 7º ano de ensino fundamental, com 22 alunos, no Centro Educacional Osmar de Aquino, na cidade de Guarabira – PB" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Ensino de línguas estrangeiras" "palavra_chave" => "PIBID, ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, PRÁTICA DE PRONÚNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA16_ID3354_25082015205704.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTÔNIO FERNANDES DIAS JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "ANTÔNIO JUNIOR" "autor_email" => "juninhotecla36@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 16756 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1039 "inscrito_id" => 3354 "titulo" => "PRÁTICA DE PRONÚNCIA NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA: O “IPA CHART” COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA" "resumo" => "Na realidade da escola pública brasileira atual, o ensino-aprendizagem de segunda língua ainda é um desafio. Inúmeras razões compõem essa problemática como a carga horária reduzida (2 horas/aula semanais), a falta de base de conhecimentos prévios por parte dos alunos, a não exposição do aluno a língua estrangeira (L2), a desmotivação de professores e alunos, a falta de materiais didáticos, dentre outros fatores. Destacamos ainda, o medo dos alunos ao serem colocados para executar/compreender os sons da língua ensinada, pois os mesmos sentem-se inseguros por não conseguirem tal produção e por pensarem que o inglês “correto” é o de grandes potências econômicas que têm a língua inglesa como língua materna. Visto que, muitas vezes os alunos querem seguir (ou imitar) o mesmo padrão rítmico, cadência e entonação, dentre outros elementos que compõem a fala de um nativo de língua inglesa, na busca dessa “fantasia fonética” obtêm um possível “fracasso”, o que acaba por frustrar e desmotivar o alunado na maioria das vezes. O presente artigo é um relato de experiência de um projeto intitulado “A Prática de Pronúncia nas Aulas de Língua Inglesa: o ‘IPA CHART’ como ferramenta pedagógica”, realizado durante uma sequência de atividades do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto de Língua Inglesa, do Campus III da UEPB, projeto este, cujo objetivo é expor o alunado à língua estrangeira, propondo-se então, aulas com o foco na “prática de pronúncia”, visando deixar os alunos habituados para a percepção de diferenças fonológicas, bem como, conscientizá-los quanto à existência de fonemas não existentes na sua língua materna, buscando-se assim, a desconstrução do pensamento errôneo, de que estes nunca irão pronunciar corretamente certas palavras na língua inglesa. O projeto foi aplicado em uma turma de 7º ano de ensino fundamental, com 22 alunos, no Centro Educacional Osmar de Aquino, na cidade de Guarabira – PB" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Ensino de línguas estrangeiras" "palavra_chave" => "PIBID, ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, PRÁTICA DE PRONÚNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA16_ID3354_25082015205704.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTÔNIO FERNANDES DIAS JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "ANTÔNIO JUNIOR" "autor_email" => "juninhotecla36@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }