O trabalho apresenta uma análise da visão de alunos do ensino fundamental de uma escola pública do município de João Pessoa – PB, acerca dos pontos similares e dos divergentes no que concernem alguns conceitos e ideias da Educação Ambiental (EA). Analisamos duas turmas dos 6º e 8º anos, com alunos na faixa etária de 10 a 15 anos de idade, sobre o prévio conhecimento dos alunos e as dificuldades de aprendizagem no ensino da disciplina de Biologia, no que diz respeito a um dos temas indispensáveis em sua matriz curricular, os anfíbios – sapos. Correlacionando seu saber cotidiano, conceitos e concepções formadas através da fisionomia e aspecto cultural que incorporam uma carga negativa ao animal, com a resistência à aceitação do saber científico, a importância desse animal para o equilíbrio da natureza foi demonstrada através de exposição oral. Os alunos foram avaliados através de questionário com duas perguntas abertas, sendo a primeira respondida antes da exposição e a outra após a explanação do conteúdo. Constatamos que a resistência à mudança de concepções pré-formadas pode vir a ser derrubada à medida que o conhecimento é firmado, contribuindo assim para o desenvolvimento e crescimento de um sujeito crítico e passível a mudanças.