Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO CRÍTICA E EMANCIPADORA EM ADORNO: UM COMBATE A SEMIFORMAÇÃO.

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO, EMANCIPAÇÃO, RESISTÊNCIA Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Formação de Professores
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Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo apresentar a concepção de educação em Theodor Adorno bem como suas contribuições para uma educação crítica e emancipatória, que se faz urgente em tempos atuais. O pensamento do filósofo reúne ricas e imprescindíveis contribuições. Em seus escritos Adorno chama a atenção para o cuidado que se deve ter para evitar a volta da barbárie. Barbárie essa que é opressão, totalitarismo e obediência cega. Adorno vê na educação uma das formas de evitar esse retorno da barbárie, desde que a educação assuma uma postura crítica e reflexiva sobre o que se apresenta ao seu redor, a fim de não aceitar tudo como natural, sem antes exercer uma análise precisa. Em tempos em que a indústria cultural está a ganhar mais forças, a educação mais subordinada, e a formação reduzida a uma semiformação, é urgente um ensino que forme o individuo em sua totalidade, não apenas lhe direcionando para exercer cargos que lhe façam mais um alimento do capitalismo. Adorno defende uma educação que seja aliada a formação em totalidade do sujeito, para que viva não mais como um ser subordinado, mas sim, como um ser autônomo e capaz de reflexões críticas sobre o que está a lhe cercar. É preciso uma educação que não seja vitima de totalitarismos e da indústria cultural, que apresenta forte influência na formação dos homens. É nesse campo de problematizações e possibilidades que o presente trabalho vem assumir presença, trazendo contribuições para o debate sobre educação e sua urgência.

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