SOUZA, Antonio José De. . Anais II CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/15391>. Acesso em: 23/11/2024 01:30
Este trabalho visa debater a histórica representação subalterna dos povos negros na estrutura social brasileira, assim como o descaso que vitima a historiografia, os conhecimentos e as expressões culturais do continente africano. Esta constatação é confirmada pelas ideologias que categorizam o negro como uma raça inferior. À vista disso, a escola também contribuiu com o processo de negação da identidade e cultura afro-brasileira, permitindo, consciente ou inconscientemente, a presença do preconceito e da discriminação racial no espaço escolar. Desse modo, o referido trabalho, que é parte de uma pesquisa em andamento, desenvolve-se no terreno da educação, alicerçado na perspectiva da pesquisa qualitativa de abordagem autobiográfica. Trata-se de uma pesquisa-formação atravessada pelos princípios da fenomenologia e da hermenêutica a fim de investigar, através das histórias de vida-formação, de que maneira a cultura afro-brasileira emerge das narrativas e práticas pedagógicas de professoras e professores de classes multisseriadas das escolas rurais no município de Itiúba-Ba.