Nos estudos da educação ambiental está inserida a rotulagem ambiental que é uma ferramenta de comunicação à conscientização da população sobre a necessidade de compreender as informações contidas nos rótulos que, obrigatoriamente, tem de estar disponíveis aos consumidores, podendo ser iniciada na escola. O presente trabalho é resultadode um projeto de pesquisa nas aulas de química com alunos da Educação Básica da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Plínio Lemos, localizada na cidade de Puxinanã/PB, as atividades propostas no projeto foram pensadas com afinalidade de formar agentes multiplicadores na coleta seletiva de resíduos sólidos, tendo como objetivo principal a identificação da simbologia de reciclagem em embalagens e caracterização físico-química de polímeros nas aulas de química, tendo sido realizadas em 2014 com os alunos do 1º ano “D” do ensino médio. Pode se dizer que os discentes que estudam leitura de rótulos de embalagens são capazes de fazer interpretações dos dados fornecidos, tornando-os verdadeiros cidadãos, consumidores responsáveis e preocupados com o meio ambiente, onde a escola é um lugar ideal para que esse processo aconteça.