O ato de ler é entendido como uma das formas mais eficazes de desenvolvimento dos indivíduos. Tendo-se essa visão por pressuposto, com esta pesquisa, objetiva-se analisar as concepções de leitura que são apresentadas pelos professores regentes de salas de aula na fase de observação do estágio supervisionado II e verificar a relação dessas concepções com as experiências de leituras oriundas da educação básica. Na perspectiva de atingir os objetivos realizamos uma pesquisa bibliográfica onde nos ancoramos em Kleiman (2008) e Martins (1986); entre outros que focalizam a reflexão sobre leitura. Esta pesquisa pode ser caracterizada como uma pesquisa qualitativa. Para sua realização aplicamos um questionário a duas professoras a fim de procuramos uma melhor compreensão da temática em questão. Como resultados, constataram-se principalmente concepções de leitura mecânica ora restritas a simples aquisição de conhecimento, ora mais amplas, com relances de concepções de leitura que promova a interação entre texto-leitor-autor e os sentidos para realizá-la como uma atividade social prazerosa.