O presente estudo foi desenvolvido a partir da necessidade de tornar mais atrativo, motivador e facilitador o ensino de Química para jovens e adultos, tendo em vista que é nítido o desinteresse desse público em aprender esta Ciência. Nesse sentido, para despertar uma maior empatia desta disciplina para com estes alunos, foi proposta uma sequência de atividades que incluiu o uso de ferramentas metodológicas diversas, para o conteúdo “Tabela Periódica” (TP) com o intuito de atender as dificuldades do alunado. A metodologia empregada baseou-se nas pesquisas qualitativa e participante. A aplicação foi realizada numa turma do 3º período do curso Técnico em Eventos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), no período noturno, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), câmpus João Pessoa. Partindo de uma perspectiva contextualizada, a experimentação foi uma das principais estratégias adotadas com a finalidade de fortalecer o processo de ensino-aprendizagem destes estudantes, uma vez que se coadunou a teoria com a prática. Foram aplicados experimentos sucintos de forma a trabalhar a temática de maneira contextualizada, assim como demonstrar na prática o que foi abordado na teoria, visando fortalecer o aprendizado. Durante toda a aplicação, foi percebido a participação ativa e o envolvimento dos alunos, proporcionando um ambiente em que os mesmos compartilharam de seus conhecimentos prévios a respeito do conteúdo, a fim de construir, conjuntamente, conceitos sobre o tema, contribuindo para uma aprendizagem significativa.