Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DE CIÊNCIAS COMO RECURSO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: APRENDIZAGEM, METODOLOGIAS ATIVAS, ENSINO DE CIÊNCIAS Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Ensino de Ciências
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 16388
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1824
    "inscrito_id" => 1488
    "titulo" => "O ENSINO DE CIÊNCIAS COMO RECURSO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "O desenvolvimento das ciências é muito importante para a vida das pessoas pois, possibilitam as descobertas e avanços científicos que tornam melhores a vida em sociedade. Mas, o ensino dos conteúdos das ciências nas escolas nem sempre acontecem de forma simples, visto que os conhecimentos científicos apresentam em algumas vezes altos níveis de abstrações ou distantes da realidade dos educandos, o que torna-se uma barreira inicial no processo de ensino e aprendizagem das ciências no contexto da sala de aula. Assim, vimos a necessidade de tonar as aulas de ciências mais atraentes aos educandos para motiva-los com uso de metodologias mais ativas. Pois, com o avanço das tecnologias o ensino de ciências ganhou outros patamares, que possibilitam atividades mais práticas que tonam os educandos sujeitos ativos no processo educativo. Neste sentido, para conhecer na prática como encontra-se a realidade dos educandos no contexto escolar, realizamos uma pesquisa na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Felix Araújo” com 32 alunos do 6° do ensino fundamental II na cidade de Campina Grande-PB, nos quais utilizamos como instrumento de coleta de dados um questionário. Os dados da pesquisa revelaram que os educandos são carentes de atividades mais prática que desenvolvam a aprendizagem de forma mais significativa aos educandos, pois notamos que existe uma predominância de atividades puramente tradicionais, dificultando o uso de metodologias ativas. Portanto, indicamos metodologias ativos que pode acontecer por meios de jogos, aulas práticas e uso de diversas tecnologias, o ensino se tornar mais significativo aos educandos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, METODOLOGIAS ATIVAS, ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA18_ID1488_08092015131344.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RONALDO VIEIRA CABRAL"
    "autor_nome_curto" => "RONALDO VIEIRA"
    "autor_email" => "ronaldovieiracabral@gmail"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 16388
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1824
    "inscrito_id" => 1488
    "titulo" => "O ENSINO DE CIÊNCIAS COMO RECURSO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "O desenvolvimento das ciências é muito importante para a vida das pessoas pois, possibilitam as descobertas e avanços científicos que tornam melhores a vida em sociedade. Mas, o ensino dos conteúdos das ciências nas escolas nem sempre acontecem de forma simples, visto que os conhecimentos científicos apresentam em algumas vezes altos níveis de abstrações ou distantes da realidade dos educandos, o que torna-se uma barreira inicial no processo de ensino e aprendizagem das ciências no contexto da sala de aula. Assim, vimos a necessidade de tonar as aulas de ciências mais atraentes aos educandos para motiva-los com uso de metodologias mais ativas. Pois, com o avanço das tecnologias o ensino de ciências ganhou outros patamares, que possibilitam atividades mais práticas que tonam os educandos sujeitos ativos no processo educativo. Neste sentido, para conhecer na prática como encontra-se a realidade dos educandos no contexto escolar, realizamos uma pesquisa na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Felix Araújo” com 32 alunos do 6° do ensino fundamental II na cidade de Campina Grande-PB, nos quais utilizamos como instrumento de coleta de dados um questionário. Os dados da pesquisa revelaram que os educandos são carentes de atividades mais prática que desenvolvam a aprendizagem de forma mais significativa aos educandos, pois notamos que existe uma predominância de atividades puramente tradicionais, dificultando o uso de metodologias ativas. Portanto, indicamos metodologias ativos que pode acontecer por meios de jogos, aulas práticas e uso de diversas tecnologias, o ensino se tornar mais significativo aos educandos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, METODOLOGIAS ATIVAS, ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA18_ID1488_08092015131344.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RONALDO VIEIRA CABRAL"
    "autor_nome_curto" => "RONALDO VIEIRA"
    "autor_email" => "ronaldovieiracabral@gmail"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

O desenvolvimento das ciências é muito importante para a vida das pessoas pois, possibilitam as descobertas e avanços científicos que tornam melhores a vida em sociedade. Mas, o ensino dos conteúdos das ciências nas escolas nem sempre acontecem de forma simples, visto que os conhecimentos científicos apresentam em algumas vezes altos níveis de abstrações ou distantes da realidade dos educandos, o que torna-se uma barreira inicial no processo de ensino e aprendizagem das ciências no contexto da sala de aula. Assim, vimos a necessidade de tonar as aulas de ciências mais atraentes aos educandos para motiva-los com uso de metodologias mais ativas. Pois, com o avanço das tecnologias o ensino de ciências ganhou outros patamares, que possibilitam atividades mais práticas que tonam os educandos sujeitos ativos no processo educativo. Neste sentido, para conhecer na prática como encontra-se a realidade dos educandos no contexto escolar, realizamos uma pesquisa na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Felix Araújo” com 32 alunos do 6° do ensino fundamental II na cidade de Campina Grande-PB, nos quais utilizamos como instrumento de coleta de dados um questionário. Os dados da pesquisa revelaram que os educandos são carentes de atividades mais prática que desenvolvam a aprendizagem de forma mais significativa aos educandos, pois notamos que existe uma predominância de atividades puramente tradicionais, dificultando o uso de metodologias ativas. Portanto, indicamos metodologias ativos que pode acontecer por meios de jogos, aulas práticas e uso de diversas tecnologias, o ensino se tornar mais significativo aos educandos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.