Os Parâmetros Curriculares Nacionais sugerem, de modo geral, que os objetivos do ensino no Ensino Fundamental estão diretamente relacionados ao desenvolvimento da cidadania dos indivíduos nas diversas áreas do conhecimento, além da ampliação dos saberes e desenvolvimento da criticidade em diferentes situações sociais. Para tanto, as habilidades da leitura e da escrita são fundamentais. Entretanto, sabemos que apesar dessas habilidades serem pilares determinantes para o exercício da cidadania, observamos que estão longe de alcançarem um nível satisfatório. Nesse contexto, desenvolvemos este trabalho com o objetivo de refletir sobre práticas desenvolvidas a partir de atividades de leitura e a produção dos gêneros notícia, reportagem e crônica, com alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma escola estadual na cidade de Campina Grande – Paraíba. Ao término da aplicação das atividades, percebemos que houve uma significativa melhora no aspecto da compreensão da leitura dos gêneros estudados, bem como na produção dos textos dos alunos. Tais resultados nos levam a perceber que o trabalho com a leitura e a escrita na perspectiva dos gêneros textuais é de extrema importância, visto que são trabalhados textos reais, que fazem parte do cotidiano dos alunos, nos seus aspectos temáticos, estruturais e linguísticos. Acreditamos, portanto, que trabalhos como este vão além do espaço escolar: proporcionam o exercício da cidadania.