O presente artigo tem como objetivo apresentar uma discussão teórica acerca das temáticas: História da Educação de Jovens e Adultos no Brasil, Movimentos Sociais e Políticas em Letramento na Educação de Jovens e Adultos com um olhar em Angicos no período das Diretas-Já, a partir de pesquisas bibliográfica e documental em artigos, revistas, livros e textos que tratam da temática. O objetivo surge a partir das discussões teóricas e leitura realizada no curso de Mestrado em EJA, nas disciplinas de Movimentos Sociais em EJA, Fundamentos Filosóficos e Históricos na EJA e Fundamentos Legais em Políticas Públicas em EJA, bem como uma relação com nosso Projeto de Pesquisa que trata da temática: Letramento e Tecnologias na Educação de Jovens e Adultos. Portanto, escolhemos por realizar uma pesquisa qualitativa. Na coleta de informações utilizou-se de instrumentos exploratórios mais coesos, por meio da pesquisa e revisão das fontes. Por meio deste artigo, foi possível perceber concepções de Movimento Sociais, Políticas, EJA e Letramento.