ABREU, Jessica Miranda et al.. Curso de férias em espaço não formal de educação. Anais II CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/15709>. Acesso em: 05/11/2024 12:16
Tradicionalmente, as aulas didáticas essencialmente expositivas são ministradas em espaços formais de educação, tornando a aquisição do conhecimento mais difícil e monótono. Assim, faz-se necessário que o ensino das áreas das ciências seja realizado de forma mais atrativa e dinâmica, através da utilização da experimentação. É relatado que a utilização de aulas práticas em complementação às aulas teóricas ministradas nas salas de aula é muito importante, uma vez que elas possibilitam a melhor fixação dos conteúdos, além de permitirem discussões melhor fundamentadas acerca dos assuntos do campo científico. Assim, nesse trabalho, o objeto de estudo foi o uso do “Curso de Férias”, oferecido pelo órgão de extensão Seara da Ciência da Universidade Federal do Ceará, como ferramenta pedagógica para o Ensino de Ciências. Objetivou-se avaliar o efeito da experimentação na fixação dos conhecimentos acerca do tema do curso, que foi “Luz, Cores e Razão”. Observou-se que, após a realização das atividades, os alunos foram capazes de responder de forma mais correta e elaborada às questões embasadas pela temática trabalhada. Assim, a utilização de ferramentas que utilizem experimentos práticos e lúdicos mostram-se importantes no aprendizado científico de discentes, uma vez que facilitam a assimilação dos conteúdos.