Este trabalho trata-se da descrição de resultados de uma pesquisa realizada numa escola da rede Municipal de ensino na cidade de Marcação – PB. Esta pesquisa foi realizada dentro de um projeto do Programa de Licenciaturas – PROLICEN/2015 da UFPB do Campus IV Litoral Norte, intitulado “Laboratório de Matemática: Uma abordagem construtiva para o ensino”. O projeto tem como objetivo contribuir para o ensino da Matemática na rede pública. Para realização dessa pesquisa nos baseamos em autores como Rêgo e Rêgo, Van Hiele, Van de Walle e nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) do Ensino Fundamental de Matemática. No intuito de verificar as dificuldades que os alunos do 6° ano do Ensino Fundamental apresentam com relação a Geometria, especificamente quadriláteros e poliedros. Para tal, aplicamos uma avaliação diagnóstica, em forma de atividade, na perspectiva de observar e analisar as dificuldades dos educandos no estudo dos quadriláteros. A atividade foi aplicada em duas turmas e contou com um público de 36 alunos. Desta maneira buscamos conhecer as dificuldades mais frequentes dos alunos para que possamos analisar como essas dificuldades podem ser trabalhadas para que a geometria passe a ser estudada com mais estímulo e prazer.