ANÁLISE QUALITATIVA: “CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO E DOCÊNCIA”
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 15450 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1055 "inscrito_id" => 3182 "titulo" => "ANÁLISE QUALITATIVA: “CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO E DOCÊNCIA”" "resumo" => "O presente trabalho, é um recorte da pesquisa desenvolvida junto ao componente curricular “pedagogia e educação”, do curso de pedagogia da UFRN - campus Caicó, pela turma do 1º período. Nós propomos analisar a concepção de professores no que concerne à “pedagogia, educação e docência”, contribuindo para o debate sobre as concepções e práticas docentes. Nosso estudo configurou-se como uma pesquisa explicativa de abordagem qualitativa e para tanto, o processo metodológico baseou-se numa entrevista com roteiro estruturado, composto por quatro questões, aplicada a quatro professores. Então, após a efetivação das entrevistas, refletimos sobre as respostas dos docentes que apresentaram semelhanças e divergências. Constatamos que fatores como, o tempo que passou desde a conclusão de sua formação inicial, o fato de estar cursando uma graduação e a participação de eventos fomentadores da formação continuada influenciam na concepção desses professores. Portanto, concluímos ser relevante o domínio desses e de outros conceitos para o exercício do ensino, pois não é possível estabelecer uma prática mantendo-se distante de uma teoria significativa. Por fim, os estudos realizados ao longo desse trabalho e a análise qualitativa nos proporcionou entender que pedagogia é uma ciência, que tem como objeto de estudo os fenômenos educativos em todas as suas dimensões, isto é a educação. Compreendemos também que a educação é um processo que envolve as ações de ensino e de aprendizagem, que se dá de forma empírica ou sistematizada. Ademais, estamos convictos que a docência não significa transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua construção ou a sua produção." "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "PROFESSOR, EDUCAÇÃO, PEDAGOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA4_ID3182_26082015132549.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADELGISE SILVA MORENO FERNANDES" "autor_nome_curto" => "ADELGISE MORENO" "autor_email" => "adelgisefernandes@hotmail" "autor_ies" => "UFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 15450 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1055 "inscrito_id" => 3182 "titulo" => "ANÁLISE QUALITATIVA: “CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO E DOCÊNCIA”" "resumo" => "O presente trabalho, é um recorte da pesquisa desenvolvida junto ao componente curricular “pedagogia e educação”, do curso de pedagogia da UFRN - campus Caicó, pela turma do 1º período. Nós propomos analisar a concepção de professores no que concerne à “pedagogia, educação e docência”, contribuindo para o debate sobre as concepções e práticas docentes. Nosso estudo configurou-se como uma pesquisa explicativa de abordagem qualitativa e para tanto, o processo metodológico baseou-se numa entrevista com roteiro estruturado, composto por quatro questões, aplicada a quatro professores. Então, após a efetivação das entrevistas, refletimos sobre as respostas dos docentes que apresentaram semelhanças e divergências. Constatamos que fatores como, o tempo que passou desde a conclusão de sua formação inicial, o fato de estar cursando uma graduação e a participação de eventos fomentadores da formação continuada influenciam na concepção desses professores. Portanto, concluímos ser relevante o domínio desses e de outros conceitos para o exercício do ensino, pois não é possível estabelecer uma prática mantendo-se distante de uma teoria significativa. Por fim, os estudos realizados ao longo desse trabalho e a análise qualitativa nos proporcionou entender que pedagogia é uma ciência, que tem como objeto de estudo os fenômenos educativos em todas as suas dimensões, isto é a educação. Compreendemos também que a educação é um processo que envolve as ações de ensino e de aprendizagem, que se dá de forma empírica ou sistematizada. Ademais, estamos convictos que a docência não significa transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua construção ou a sua produção." "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "PROFESSOR, EDUCAÇÃO, PEDAGOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA4_ID3182_26082015132549.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADELGISE SILVA MORENO FERNANDES" "autor_nome_curto" => "ADELGISE MORENO" "autor_email" => "adelgisefernandes@hotmail" "autor_ies" => "UFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }