Muitas vezes, o ensino de ciências nas escolas esta interligado ao comportamento do professor de ministrar somente a aula expositiva, sem uma alternativa didática para melhorar o aprendizado de seus alunos. Alguns assuntos podem tornar-se muito complexos para os alunos, pois os mesmo não acompanham a mesma linha de raciocínio do professor. Temos como exemplo o assunto de microorganismos, em que os alunos enxergam os vírus, bactérias, protozoários, algas e fungos apenas como causadores de doenças, sem observar a importância destes organismos para a manutenção da vida. Uma boa alternativa didática para uma maior assimilação do conteúdo é a atividade lúdica, pois através de uma forma divertida e mais atrativa, os discentes aprendem o conteúdo. Este trabalho tem como objetivo verificar o nível de conhecimento dos alunos sobre as características importantes de cada grupo dos microorganismos (vírus, bactérias, protozoários, algas e fungos), utilizando uma atividade lúdica, para promover o trabalho em grupo por parte dos alunos. O jogo confeccionado levou em consideração em cada microorganismo as características morfológicas, importância ecológica e econômica e relação com patologias. O jogo consiste de uma roleta e quarenta fichas com perguntas e respostas, sendo dez para cada microorganismo. O mesmo foi produzido com material de fácil acesso, encontrado em qualquer papelaria, para que seja uma alternativa ainda mais fácil de ser produzida pelo professor. A roleta do jogo foi dividida em quatro partes, cada uma com uma cor diferente representando um microorganismo específico. Antes de iniciar o jogo, a turma foi dividida em quatro grupos, onde em cada grupo um representante foi escolhido para girar a roleta. O jogo teve inicio quando o representante do primeiro grupo girou a roleta e escolheu uma das dez perguntas sobre o respectivo microorganismo sorteado, em seguida, o professor leu a pergunta para o grupo, e o mesmo teve o tempo máximo de um minuto para dar a resposta daquela pergunta. Os integrantes do grupo debatiam sobre a resposta da pergunta, e entravam em um acordo para a resposta final. A resposta estando correta, o grupo ganha a pontuação equivalente a 1 ponto e estando errada, não pontua e o professor informa ao grupo qual seria a resposta correta. O jogo termina quando todas as quarenta perguntas forem sorteadas. Ganha o grupo com maior pontuação. Como resultado, observou-se que todos os grupos acertaram mais da metade das questões apresentadas, onde o grupo vencedor acertou sete das dez perguntas sorteadas. Com a busca pela vitória do jogo, os alunos tiveram que trabalhar em equipe, e isto foi de grande importância para o aprendizado de todos os discentes. O jogo foi bastante aceito pelos alunos, e constituiu uma ferramenta bastante dinâmica de revisar os assuntos apresentados, fazendo o ensino-aprendizagem de Ciências ser bem sucedido.