A pesquisa foi norteada a partir da temática “A importância do Jogo Pedagógico na Educação Infantil”. O estudo em questão visa responder a seguinte indagação: qual a importância do jogo pedagógico na educação infantil? Temos como objetivo geral: analisar a importância do jogo na educação infantil; E como específicos: compreender como está sendo tratado o jogo e sua relação com a aprendizagem na educação infantil; Identificar se as professoras reconhecem a importância do jogo como uma ferramenta pedagógica; E contextualizar a importância do jogo e do profissional de educação física na educação infantil. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e exploratória. O lócus de investigação foi às instituições de ensino da rede pública do município de Jucás que ofertam a educação infantil na zona urbana, tendo como amostra sete professoras. Para a concretização da coleta de dados foi utilizado como instrumentos: observação direta da rotina escolar das professoras e aplicado um questionário construído pelas pesquisadoras a amostra. A partir das informações colhidas nessa pesquisa conclui-se que o jogo está sendo tratado apenas como forma de preenchimento do ócio, mas que ainda assim as professoras reconhecem um ganho na aprendizagem e desenvolvimento das crianças; Sabem da real importância do tema jogo para os alunos, que através do jogo a criança aprende brincando e por fim reconhecem a importância do profissional de educação física frente a essas atividades. Almejamos que esta pesquisa possa vir a subsidiar futuros trabalhos e contribuir para ampliar o estudo sobre a temática jogo.