Atualmente, as questões ambientais têm se tornado um tema bastante debatido em todos os meios. Haja vista a crescente degradação ambiental existente atualmente e pelo fato de que um ambiente em equilíbrio reflete na qualidade de vida das comunidades. Neste contexto é de extrema importância que Educação Ambiental seja trabalhada de forma integrada, contínua e permanente em todos os níveis e modalidades de ensino, como é o previsto nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) os quais devem servi como subsídios para a elaboração de práticas pedagógicas eficientes nesse sentido. Sabendo que o lixo é um dos maiores problemas que afeta diretamente todas as questões sociais e ambientais foi desenvolvido um projeto, na rede municipal, com o intuito de minimizar tal problemática. Este trabalho tem como objetivo identificar a problemática do lixo na escola André Vidal de Negreiros. Para início do trabalho foi feito um levantamento sobre as questões ambientais e os impactos gerados pelo lixo, junto aos alunos da unidade escolar e algumas famílias residentes no bairro onde a escola está inserida. Foi realizada uma pesquisa de campo na Escola Vidal de Negreiros escola da Zona Urbana do Município de Cuité-PB, envolvendo, alunos, professores e a comunidade local. Em seguida foi aplicada uma entrevista para os alunos que frequentavam o 6º ano do Ensino Fundamental, na referida unidade escolar, onde as questões enfatizaram o lixo domiciliar, coleta seletiva, lixo com o poluição e riscos à saúde pública. Foram realizadas algumas palestras que tiveram como objetivo enfocar o lixo como poluição, e os possíveis riscos acarretados à saúde pública, sempre relacionando a importância da Educação Ambiental com o acondicionamento para a solução de tal problema. Os dados foram trabalhados qualitativa e quantitativamente e apresentados na forma de textos e valores percentuais. Quando analisado os resultados do questionário escolar foi constatado que 50% dos alunos desconheciam o real significado do lixo e o mesmo percentual, não sabiam o que era coleta seletiva, fazendo–se, portanto, necessário trabalhar esses conceitos em sala de aula. Em relação ao destino que deve se dar ao lixo, gerado em ambiente escolar, todos os alunos tinham consciência do que deveriam fazer para evitar impactos negativos ao meio ambiente e à saúde pública. A maioria dos alunos demonstraram, que estão bem informados das consequências que o lixo pode gerar à saúde humana e ao meio ambiente. Pelo exposto neste trabalho, percebe-se que para um programa de educação ambiental acontecer de forma coesa é necessário que o maior número de segmentos da sociedade participem como um todo, em favor de objetivos em comum, cada um com suas possibilidades próprias de auxílio à proposta, sendo de suma importância a participação efetiva de todos os integrantes da instituição de ensino.
Palavras Chaves: Lixo; Educação Ambiental; Coleta seletiva.