Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES CONCLUÍNTES DO ENSINO MÉDIO ACERCA DA EVOLUÇÃO BIOLÓGICA

Palavra-chaves: EVOLUÇÃO BIOLÓGICA, ENSINO MÉDIO, CONCEPÇÕES Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Ensino de Ciências
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 15630
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 477
    "inscrito_id" => 3031
    "titulo" => "CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES CONCLUÍNTES DO ENSINO MÉDIO ACERCA DA EVOLUÇÃO BIOLÓGICA"
    "resumo" => "Apesar da evolução biológica ser considerada o eixo central das ciências biológicas, integrando todas as áreas, este é um assunto de ensino bastante problemático nas escolas brasileiras devido a fatores como a falta de importância conferida ao tema e fatores socioculturais presentes na realidade escolar. Este trabalho teve como objetivo conhecer, através da aplicação de um questionário composto por questões discursivas, as concepções de alunos do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública do município de Natal/RN. Os resultados mostraram visões bastante distorcidas de pontos importantes da evolução biológica, como o conceito biológico de espécies, noções de ancestralidade, além das visões criacionistas, também relatadas. Estes resultados demonstram as consequências da pouca atenção dada ao ensino de evolução biológica, sendo necessárias mudanças no âmbito político e pedagógico para que se possa mudar a atual situação da biologia e evolução nas escolas do país."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "EVOLUÇÃO BIOLÓGICA, ENSINO MÉDIO, CONCEPÇÕES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA18_ID3031_12082015093153.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TALES MARTINS DE ALENCAR PAIVA"
    "autor_nome_curto" => "TALES DE ALENCAR"
    "autor_email" => "talesmartins14@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 15630
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 477
    "inscrito_id" => 3031
    "titulo" => "CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES CONCLUÍNTES DO ENSINO MÉDIO ACERCA DA EVOLUÇÃO BIOLÓGICA"
    "resumo" => "Apesar da evolução biológica ser considerada o eixo central das ciências biológicas, integrando todas as áreas, este é um assunto de ensino bastante problemático nas escolas brasileiras devido a fatores como a falta de importância conferida ao tema e fatores socioculturais presentes na realidade escolar. Este trabalho teve como objetivo conhecer, através da aplicação de um questionário composto por questões discursivas, as concepções de alunos do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública do município de Natal/RN. Os resultados mostraram visões bastante distorcidas de pontos importantes da evolução biológica, como o conceito biológico de espécies, noções de ancestralidade, além das visões criacionistas, também relatadas. Estes resultados demonstram as consequências da pouca atenção dada ao ensino de evolução biológica, sendo necessárias mudanças no âmbito político e pedagógico para que se possa mudar a atual situação da biologia e evolução nas escolas do país."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "EVOLUÇÃO BIOLÓGICA, ENSINO MÉDIO, CONCEPÇÕES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA18_ID3031_12082015093153.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TALES MARTINS DE ALENCAR PAIVA"
    "autor_nome_curto" => "TALES DE ALENCAR"
    "autor_email" => "talesmartins14@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Apesar da evolução biológica ser considerada o eixo central das ciências biológicas, integrando todas as áreas, este é um assunto de ensino bastante problemático nas escolas brasileiras devido a fatores como a falta de importância conferida ao tema e fatores socioculturais presentes na realidade escolar. Este trabalho teve como objetivo conhecer, através da aplicação de um questionário composto por questões discursivas, as concepções de alunos do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública do município de Natal/RN. Os resultados mostraram visões bastante distorcidas de pontos importantes da evolução biológica, como o conceito biológico de espécies, noções de ancestralidade, além das visões criacionistas, também relatadas. Estes resultados demonstram as consequências da pouca atenção dada ao ensino de evolução biológica, sendo necessárias mudanças no âmbito político e pedagógico para que se possa mudar a atual situação da biologia e evolução nas escolas do país.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.