O presente artigo trata-se de um estudo teórico, resultado das discussões e trabalhos realizados na Disciplina Fundamentos de Álgebra, do Curso de Mestrado de Ensino em Ciências e Educação Matemática, oferecido pela Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, campus Campina Grande, no primeiro semestre de 2015. O objetivo da nossa pesquisa é discutir as contribuições da Re solução de Problemas como estratégia didática para o ensino da Estatística a partir das discussões no curso de Pós-Graduação, da vivência como professores de Matemática no Ensino Básico e das disciplinas Introdução à Probabilidade e Estatística Aplicada e Métodos Quantitativos, no Ensino Superior, lecionando na UEPB, campus Monteiro. Hoje, a Estatística apresenta-se como disciplina obrigatória nos diversos campos de formação acadêmica e a nossa preocupação foi fazer um estudo onde pudéssemos relacionar a Estatística ao cotidiano através de problemas. Os resultados mostraram que o ensino da Estatística através da Resolução de Problemas só será significativo se alunos e professores participarem ativamente na construção dos seus conhecimentos.