Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A ESTÉTICA BAKHITINIANA E SUA POTENCIALIDADE PARA PENSAR PRÁTICAS ALFABETIZADORAS COMO ATOS RESPONSÁVEIS/RESPONSIVOS

Palavra-chaves: PRÁTICA ALFABETIZADORA, ESTÉTICA BAKHTINIANA, ATO RESPONSÁVEL/RESPONSIVO Pôster (PO) / Poster Submission Linguagens, Letramento e Alfabetização
0 of 0
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 15127 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 2155 "inscrito_id" => 7092 "titulo" => "A ESTÉTICA BAKHITINIANA E SUA POTENCIALIDADE PARA PENSAR PRÁTICAS ALFABETIZADORAS COMO ATOS RESPONSÁVEIS/RESPONSIVOS" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo principal apresentar o conceito de estética bakhtiniana e sua potencialidade para pensar a prática alfabetizadora como ato responsável/responsivo. Entende-se que uma experiência intermediada pela relação entre alfabetizador e alfabetizando, no caso a prática alfabetizadora, pode vir a tornar-se um acontecimento estético na medida em que a aprendizagem da alfabetização é uma experiência humanizadora em que humanos aprendem com humanos. Enquanto ato responsável/responsivo, não há como o professor alfabetizador fugir ou escapar da sua prática, pois a luz de Bakhtin, o ser humano ao mergulhar na vida e ter consciência desta vida, ele está sempre respondendo responsavelmente/responsivamente a ela. Logo, o professor não pode escapar da relação pedagógica que é um ato responsável/responsivo em que ele socialmente, historicamente e culturalmente está investido num processo em que na interação com o outro, o vir a ser se manifesta. Dessa forma, o humano se constrói permanentemente por intermédio da alfabetização, daí a singularidade do ato alfabetizador. a seguir, definiremos a prática alfabetizadora como ato responsivo e no seu interior a potecialidade da estética bakhitiniana.Este trabalho tem como objetivo principal apresentar o conceito de estética bakhtiniana e sua potencialidade para pensar a prática alfabetizadora como ato respo" "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "PRÁTICA ALFABETIZADORA, ESTÉTICA BAKHTINIANA, ATO RESPONSÁVEL/RESPONSIVO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA5_ID7092_08092015200943.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADENAIDE AMORIM LIMA" "autor_nome_curto" => "ADENAIDE LIMA" "autor_email" => "adenaideamorim@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA - UESB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 15127 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 2155 "inscrito_id" => 7092 "titulo" => "A ESTÉTICA BAKHITINIANA E SUA POTENCIALIDADE PARA PENSAR PRÁTICAS ALFABETIZADORAS COMO ATOS RESPONSÁVEIS/RESPONSIVOS" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo principal apresentar o conceito de estética bakhtiniana e sua potencialidade para pensar a prática alfabetizadora como ato responsável/responsivo. Entende-se que uma experiência intermediada pela relação entre alfabetizador e alfabetizando, no caso a prática alfabetizadora, pode vir a tornar-se um acontecimento estético na medida em que a aprendizagem da alfabetização é uma experiência humanizadora em que humanos aprendem com humanos. Enquanto ato responsável/responsivo, não há como o professor alfabetizador fugir ou escapar da sua prática, pois a luz de Bakhtin, o ser humano ao mergulhar na vida e ter consciência desta vida, ele está sempre respondendo responsavelmente/responsivamente a ela. Logo, o professor não pode escapar da relação pedagógica que é um ato responsável/responsivo em que ele socialmente, historicamente e culturalmente está investido num processo em que na interação com o outro, o vir a ser se manifesta. Dessa forma, o humano se constrói permanentemente por intermédio da alfabetização, daí a singularidade do ato alfabetizador. a seguir, definiremos a prática alfabetizadora como ato responsivo e no seu interior a potecialidade da estética bakhitiniana.Este trabalho tem como objetivo principal apresentar o conceito de estética bakhtiniana e sua potencialidade para pensar a prática alfabetizadora como ato respo" "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "PRÁTICA ALFABETIZADORA, ESTÉTICA BAKHTINIANA, ATO RESPONSÁVEL/RESPONSIVO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA5_ID7092_08092015200943.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADENAIDE AMORIM LIMA" "autor_nome_curto" => "ADENAIDE LIMA" "autor_email" => "adenaideamorim@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA - UESB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Este trabalho tem como objetivo principal apresentar o conceito de estética bakhtiniana e sua potencialidade para pensar a prática alfabetizadora como ato responsável/responsivo. Entende-se que uma experiência intermediada pela relação entre alfabetizador e alfabetizando, no caso a prática alfabetizadora, pode vir a tornar-se um acontecimento estético na medida em que a aprendizagem da alfabetização é uma experiência humanizadora em que humanos aprendem com humanos. Enquanto ato responsável/responsivo, não há como o professor alfabetizador fugir ou escapar da sua prática, pois a luz de Bakhtin, o ser humano ao mergulhar na vida e ter consciência desta vida, ele está sempre respondendo responsavelmente/responsivamente a ela. Logo, o professor não pode escapar da relação pedagógica que é um ato responsável/responsivo em que ele socialmente, historicamente e culturalmente está investido num processo em que na interação com o outro, o vir a ser se manifesta. Dessa forma, o humano se constrói permanentemente por intermédio da alfabetização, daí a singularidade do ato alfabetizador. a seguir, definiremos a prática alfabetizadora como ato responsivo e no seu interior a potecialidade da estética bakhitiniana.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.