RESUMO: O presente trabalho tem por objetivo destacar as contribuições teóricas e práticas do pensamento do filósofo da linguagem Mikhail Bakhtin para a educação brasileira, notadamente no que se refere à concepção de linguagem e as consequências pedagógicas provocadas por sua epistemologia. Destacam-se sobremaneira os conceitos de linguagem enquanto processo social e dialógico, de gêneros discursivos, de intertextualidade, de polifonia e de processos de transmissão da palavra do outro – discursos citados direto, indireto, indireto livre e suas variantes – dentre outros, resgatados no âmbito desta pesquisa documental e comparativa através de análise de excertos dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental e Médio e de citações extraídas de obras do referido autor. Constatou-se, por meio de uma análise discursiva, que muitas questões levantadas pelo filósofo e por seu grupo de pensadores, conhecidos por Círculo de Bakhtin, constituem os discursos educacionais expressos nos referidos documentos e influenciam diretamente em questões didático-pedagógicas específicas do ensino da Língua Portuguesa.