O presente artigo apresenta um relato de experiência em Educação Ambiental, realizada com os discentes do 7º Período do curso de Geografia da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL). Diante das teorias discutidas em sala de aula sobre Educação Ambiental se fez necessário o trabalho de campo para melhor abordagem sobre a temática, a mesma tem sido tema de muitos debates, dada a necessidade de formar cidadãos conscientes do seu papel perante o trato com o Meio Ambiente. O trabalho de campo vem sendo desde Estrabão (início da Era Cristã) referência para a Geografia, o mesmo é uma importante ferramenta para a inter-relação entre teoria e prática. A experiência em tela perpassou as teorias e foi para a prática na Reserva Particular do Patrimônio Nacional, em que os discentes puderam presenciar as atividades de Educação Ambiental desenvolvidas na reserva. Estas ações podem colaborar para que o discente possa adquirir nova forma de ser e agir no mundo, passando a ter maior compromisso com a preservação do meio ambiente o qual está inserido. Portanto, esta experiência com o trabalho de campo teve como objetivo proporcionar a vivencia in loco da prática de Educação Ambiental desenvolvida na Reserva Madeira, área rural do município de Teotônio Vilela/AL.