O presente artigo é fruto de um projeto de pesquisa sobre os registros de representações semióticas no ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental, tendo como delimitação o ensino do campo multiplicativo. Neste estudo compreendemos conceitualmente representações semióticas através da teoria de Raymond Duval que afirma que elas ocupam uma função fundamental no ensino de matemática, uma vez que os objetos dessa área, devido sua abstração, só são acessíveis por meio de representações que podem ser escrita, desenhos, algoritmos, equações, fórmulas, gráficos, etc. A metodologia assumida é a pesquisa qualitativa com aproximação à abordagem da pesquisa intervenção. Realizamos a coleta de dados em uma escola municipal de João Pessoa, com turmas de 4º e 5º anos, por meio da aplicação de atividades de análise de registros semióticos. As atividades aplicadas aos alunos exigiam a análise de registros semióticos utilizados na solução de problemas multiplicativos. Os dados indicaram que o uso e a valorização de representações semióticas podem contribuir substancialmente no desenvolvimento do desempenho dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental, podendo atuar como elemento mediador na compreensão de problemas multiplicativos, servindo de instrumentos de análise, reflexão e investigação.