O presente estudo é fruto de uma proposta desenvolvida no contexto das disciplinas Metodologia e Prática do Ensino da Geografia II e Estágio Supervisionado II, objetivando pesquisar e refletir sobre a relação existente entre formação e prática docente em Geografia. A pesquisa foi realizada com sujeitos que vivenciam o cotidiano do Curso de Licenciatura em Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Campus Salvador: docentes e discentes. No processo de discussão das citadas disciplinas, surgiu a inquietação de compreender qual a percepção destes sujeitos quanto ao seu processo formativo, já que se defende nesta pesquisa a relação dialógica entre formação e prática docente. A metodologia pressupôs pesquisa e análise bibliográfica, elaboração, teste, aplicação, tabulação e avaliação de questionários, além da escrita coletiva do trabalho. Utilizou-se um amplo referencial teórico, a fim de compreender os pontos centrais de discussão: formação e prática docente; e percepção. Dentre os autores estudados, podem ser citados: Freire (1988; 1996; 2005), Cavalcanti (2006, 2012), Veiga (2009), Merleau-Ponty (1990, 1999), dentre outros. Quanto à realidade em questão, de modo geral, pode-se dizer que os sujeitos pesquisados percebem um vínculo entre o processo formativo e a construção processual da professoralidade, além da influência do mesmo na consolidação de uma docência crítico-reflexiva e dialógica na Geografia. Alguns entraves foram citados, embora de acordo com os entrevistados as questões sinalizadas não estão sendo empecilhos concretos à formação dos futuros professores.