A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC’S) NA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 15193 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 187 "inscrito_id" => 186 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC’S) NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => """ No Brasil a educação infantil é a etapa inicial da educação básica, onde se pressupõe que irá desenvolver as potencialidades infantis, atende crianças de 0 a 6 anos tanto em instituições públicas e privadas. É impossível em pleno século XXI ficar indiferente à tecnologia, ela começou a ter avanços significantes no Brasil a partir dos anos de 1970, ela está inserida em nossa sociedade atual inclusive dentro das escolas. Lévy (1996) definiu a atual era das tecnologias da informação e comunicação como uma era posterior à tecnologia da oralidade e da escrita. Essa “nova era digital” nos coloca com novas visões e conceitos.\r\n Ao abordar este tema temos que leva em consideração que a educação infantil atende crianças que estão iniciando sua vida escolar, descobrindo novas informações, sendo apresentados à escrita, ou seja, estão “descobrindo o mundo”. Com base nisso, surgi uma inquietação: será que vale a pena a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) em sala de aula com crianças da educação infantil? Será que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) realmente auxiliam no ensino-aprendizagem dessas crianças? Este questionamento foi o ponto de partida para o desenvolvimento deste projeto, que buscar investigar e identificar os pontos positivos e negativos da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s), além de identificar sua importância no auxilio do ensino-aprendizagem destes futuros cidadãos, e assim contemplar este questionamento citado anteriormente.\r\n Hoje em dia, o educador deve ter em mente que não podemos nos prender apenas no quadro negro e livros didáticos, temos sim utiliza-los, mas agregar, mas possibilidades de ensino, o professor tem que estimular as habilidades de seus alunos, então à escola não pode ficar a margem as tecnologias de informação e comunicação, por isso é interessante abranger esse mundo tecnológico a partir da educação infantil, e quando se trata da educação infantil o desafio é em dobro, pois tem que sempre criar meios para estimular e prender a atenção dos pequenos já que é uma fase de descobrimentos.\r\n \r\n Com base no que foi exposto, da importância das TIC’s na educação muitos professores nunca ouviram falar, ou já ouviram, mas acham uma utopia utiliza-la dentro da sala, principalmente quando se trata de professores da rede pública de ensino. Um fator instigante para tal tema foi conhecer a forma de utilização da Tecnologia de Informação e Comunicação em uma sala de aula da instituição de rede pública, ou seja, conhecer a realidade dentro da sala de aula, pois muitas vezes no papel a escola trabalha e tem todos os recursos para a utilização plena das TIC’s e quando chegamos à escola a realidade é bem diferente. E com essa investigação através de entrevista com as professoras pretende-se conhecer os pontos positivos e negativos de tal utilização em sala de aula. """ "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Educação Infantil" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, ENSINO, TECNOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA17_ID186_01072015200147.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTINA VALENTIM LIRA" "autor_nome_curto" => "CRISTINA LIRA" "autor_email" => "cristina.lira1@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 15193 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 187 "inscrito_id" => 186 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC’S) NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => """ No Brasil a educação infantil é a etapa inicial da educação básica, onde se pressupõe que irá desenvolver as potencialidades infantis, atende crianças de 0 a 6 anos tanto em instituições públicas e privadas. É impossível em pleno século XXI ficar indiferente à tecnologia, ela começou a ter avanços significantes no Brasil a partir dos anos de 1970, ela está inserida em nossa sociedade atual inclusive dentro das escolas. Lévy (1996) definiu a atual era das tecnologias da informação e comunicação como uma era posterior à tecnologia da oralidade e da escrita. Essa “nova era digital” nos coloca com novas visões e conceitos.\r\n Ao abordar este tema temos que leva em consideração que a educação infantil atende crianças que estão iniciando sua vida escolar, descobrindo novas informações, sendo apresentados à escrita, ou seja, estão “descobrindo o mundo”. Com base nisso, surgi uma inquietação: será que vale a pena a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) em sala de aula com crianças da educação infantil? Será que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) realmente auxiliam no ensino-aprendizagem dessas crianças? Este questionamento foi o ponto de partida para o desenvolvimento deste projeto, que buscar investigar e identificar os pontos positivos e negativos da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s), além de identificar sua importância no auxilio do ensino-aprendizagem destes futuros cidadãos, e assim contemplar este questionamento citado anteriormente.\r\n Hoje em dia, o educador deve ter em mente que não podemos nos prender apenas no quadro negro e livros didáticos, temos sim utiliza-los, mas agregar, mas possibilidades de ensino, o professor tem que estimular as habilidades de seus alunos, então à escola não pode ficar a margem as tecnologias de informação e comunicação, por isso é interessante abranger esse mundo tecnológico a partir da educação infantil, e quando se trata da educação infantil o desafio é em dobro, pois tem que sempre criar meios para estimular e prender a atenção dos pequenos já que é uma fase de descobrimentos.\r\n \r\n Com base no que foi exposto, da importância das TIC’s na educação muitos professores nunca ouviram falar, ou já ouviram, mas acham uma utopia utiliza-la dentro da sala, principalmente quando se trata de professores da rede pública de ensino. Um fator instigante para tal tema foi conhecer a forma de utilização da Tecnologia de Informação e Comunicação em uma sala de aula da instituição de rede pública, ou seja, conhecer a realidade dentro da sala de aula, pois muitas vezes no papel a escola trabalha e tem todos os recursos para a utilização plena das TIC’s e quando chegamos à escola a realidade é bem diferente. E com essa investigação através de entrevista com as professoras pretende-se conhecer os pontos positivos e negativos de tal utilização em sala de aula. """ "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Educação Infantil" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, ENSINO, TECNOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA17_ID186_01072015200147.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTINA VALENTIM LIRA" "autor_nome_curto" => "CRISTINA LIRA" "autor_email" => "cristina.lira1@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }