Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OLHARES DE GÊNERO FACE À MATEMÁTICA

Palavra-chaves: GÊNERO, MATEMÁTICA, APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Gênero, Sexualidade e Educação
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 16622
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 997
    "inscrito_id" => 7067
    "titulo" => "OLHARES DE GÊNERO FACE À MATEMÁTICA"
    "resumo" => "Os índices de insucesso escolar carregam marcas do ensino de matemática, muitas vezes é fragilizado. Considerando esse contrassenso, essa tessitura sustenta-se na hipótese de que as atitudes, as crenças e as emoções influenciam o (in)sucesso na aprendizagem da matemática. Pretendemos neste trabalho analisar as crenças em face deste domínio de aprendizagem, a utilidade dos conhecimentos matemáticos e a confiança dos/as alunos/as na sua competência para estas aprendizagens. Com apoio na abordagem qualitativa do tipo exploratória realizamos rodas de conversas com alunos/as de duas turmas de graduação da Universidade Federal do Piauí, Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, sendo uma turma de graduandos/as do Curso de Pedagogia, discentes da disciplina Didática da Matemática e outra do Curso de Matemática, discentes da disciplina Psicologia da Educação. Em seus espaços e contextos formativos específicos, os/as alunos/as foram acolhidos/as e motivados a falar sobre suas crenças e percepções sobre o conhecimento matemático. Os/as jovens demonstraram acanhamentos sutis em relações de gênero que se mostraram imperceptíveis para nossos/as estudantes como fator que influencia no desenvolvimento e no rendimento da aprendizagem. Este silenciamento sobre as relações de gênero indica a naturalização dessas questões no ensino da matemática. Tão naturais que se tornaram quase invisíveis e silenciadas por todas/os. Não perceber como as relações de gênero influenciam no ensino e na aprendizagem da matemática é desperdiçar oportunidades de enriquecimento do processo de formação docente. É deixar de proporcionar melhores condições de aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => "GÊNERO, MATEMÁTICA, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA11_ID7067_23082015134839.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISTIANA BARRA TEIXEIRA"
    "autor_nome_curto" => "CRISTIANA BARRA"
    "autor_email" => "cristiana_barra@yahoo.com"
    "autor_ies" => "UFPI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 16622
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 997
    "inscrito_id" => 7067
    "titulo" => "OLHARES DE GÊNERO FACE À MATEMÁTICA"
    "resumo" => "Os índices de insucesso escolar carregam marcas do ensino de matemática, muitas vezes é fragilizado. Considerando esse contrassenso, essa tessitura sustenta-se na hipótese de que as atitudes, as crenças e as emoções influenciam o (in)sucesso na aprendizagem da matemática. Pretendemos neste trabalho analisar as crenças em face deste domínio de aprendizagem, a utilidade dos conhecimentos matemáticos e a confiança dos/as alunos/as na sua competência para estas aprendizagens. Com apoio na abordagem qualitativa do tipo exploratória realizamos rodas de conversas com alunos/as de duas turmas de graduação da Universidade Federal do Piauí, Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, sendo uma turma de graduandos/as do Curso de Pedagogia, discentes da disciplina Didática da Matemática e outra do Curso de Matemática, discentes da disciplina Psicologia da Educação. Em seus espaços e contextos formativos específicos, os/as alunos/as foram acolhidos/as e motivados a falar sobre suas crenças e percepções sobre o conhecimento matemático. Os/as jovens demonstraram acanhamentos sutis em relações de gênero que se mostraram imperceptíveis para nossos/as estudantes como fator que influencia no desenvolvimento e no rendimento da aprendizagem. Este silenciamento sobre as relações de gênero indica a naturalização dessas questões no ensino da matemática. Tão naturais que se tornaram quase invisíveis e silenciadas por todas/os. Não perceber como as relações de gênero influenciam no ensino e na aprendizagem da matemática é desperdiçar oportunidades de enriquecimento do processo de formação docente. É deixar de proporcionar melhores condições de aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => "GÊNERO, MATEMÁTICA, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA11_ID7067_23082015134839.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISTIANA BARRA TEIXEIRA"
    "autor_nome_curto" => "CRISTIANA BARRA"
    "autor_email" => "cristiana_barra@yahoo.com"
    "autor_ies" => "UFPI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Os índices de insucesso escolar carregam marcas do ensino de matemática, muitas vezes é fragilizado. Considerando esse contrassenso, essa tessitura sustenta-se na hipótese de que as atitudes, as crenças e as emoções influenciam o (in)sucesso na aprendizagem da matemática. Pretendemos neste trabalho analisar as crenças em face deste domínio de aprendizagem, a utilidade dos conhecimentos matemáticos e a confiança dos/as alunos/as na sua competência para estas aprendizagens. Com apoio na abordagem qualitativa do tipo exploratória realizamos rodas de conversas com alunos/as de duas turmas de graduação da Universidade Federal do Piauí, Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, sendo uma turma de graduandos/as do Curso de Pedagogia, discentes da disciplina Didática da Matemática e outra do Curso de Matemática, discentes da disciplina Psicologia da Educação. Em seus espaços e contextos formativos específicos, os/as alunos/as foram acolhidos/as e motivados a falar sobre suas crenças e percepções sobre o conhecimento matemático. Os/as jovens demonstraram acanhamentos sutis em relações de gênero que se mostraram imperceptíveis para nossos/as estudantes como fator que influencia no desenvolvimento e no rendimento da aprendizagem. Este silenciamento sobre as relações de gênero indica a naturalização dessas questões no ensino da matemática. Tão naturais que se tornaram quase invisíveis e silenciadas por todas/os. Não perceber como as relações de gênero influenciam no ensino e na aprendizagem da matemática é desperdiçar oportunidades de enriquecimento do processo de formação docente. É deixar de proporcionar melhores condições de aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.