A Educação Profissional tem recebido atenção por parte dos estudiosos da área da educação, entretanto, esse campo ainda carece de maior incidência de pesquisas para que possa ser melhor entendido e que, sobre ele, apliquem-se iniciativas mais plausíveis de formação profissional. Entendemos que para que haja uma prática efetiva de uma formação profissional emancipadora, que forme sujeitos autônomos e atores em suas realidades, é necessário que os docentes tenham consciência de seu papel nesse processo. Então, neste artigo, temos como objetivo discutir a relação do Estado com as políticas de formação de professores tendo como cenário a educação profissional em nosso país, utilizando como recorte temporal a primeira década do século XXI. Para tanto, optou-se por alguns procedimentos teórico-metodológicos, como a revisão bibliográfica e a análise documental. Como recorte de pesquisa em andamento no mestrado acadêmico em Educação Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN, este trabalho integrará nossa dissertação de mestrado, uma vez que desenvolvida na linha de políticas públicas do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do IFRN. Logo, investigar as Políticas de Formação de Professores para a Educação Profissional é uma iniciativa que contribui muito nessa empreitada.