AS PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS NA PRÁTICA DOCENTE: DILEMAS E PERSPECTIVAS
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 15516 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 2260 "inscrito_id" => 7615 "titulo" => "AS PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS NA PRÁTICA DOCENTE: DILEMAS E PERSPECTIVAS" "resumo" => "Essa pesquisa analisou e apresentou a partir de uma experiência pessoal os primeiros contatos com a sala de aula, seja na prática do estágio, seja como professor iniciante. O objetivo principal desse texto foi expor as dificuldades encontradas por estagiários e professores nas suas práticas iniciais. Além de ter enfatizado no decorrer do texto os dilemas e fatores que contribuem para a licenciatura ser uma das últimas opções de profissionalização, como também foi abordado a importância que o professor exerce no processo de ensino/aprendizagem, e propostas direcionadas aos programas de estágios das Instituições de Ensino Superior visando preparar melhor os alunos para o estágio e futuramente para a docência, e construir um vínculo intrínseco entre universidade e escola. A metodologia utilizada na execução desse trabalho partiu do método dedutivo, no qual busca explicar o conteúdo através de uma análise do geral para o particular. Quanto aos procedimentos a pesquisa foi dividida em duas etapas: a primeira etapa consistiu num levantamento bibliográfico (livros, revistas, periódicos e na internet), de autores que se dedicam ou se dedicaram a esta temática, com o objetivo de atualizar-se para a fundamentação teórica desse trabalho. Já a segunda etapa apoiou-se em entrevistas e depoimentos com professores que já atuam na educação pública, e com alunos que estavam desenvolvendo o estágio. Mediante o exposto, pode-se inferir que boa parte dos professores iniciantes sentem dificuldade na sala de aula, isso é reflexo do estágio vulnerável que foi realizado (às vezes não chegam a fazê-lo), entre outros fatores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "ENSINO, ESTÁGIO, PROFESSOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA4_ID7615_08092015213412.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOAQUIM ALVES DA COSTA FILHO" "autor_nome_curto" => "JOAQUIM ALVES" "autor_email" => "joaquimfilhogeo@yahoo.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 15516 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 2260 "inscrito_id" => 7615 "titulo" => "AS PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS NA PRÁTICA DOCENTE: DILEMAS E PERSPECTIVAS" "resumo" => "Essa pesquisa analisou e apresentou a partir de uma experiência pessoal os primeiros contatos com a sala de aula, seja na prática do estágio, seja como professor iniciante. O objetivo principal desse texto foi expor as dificuldades encontradas por estagiários e professores nas suas práticas iniciais. Além de ter enfatizado no decorrer do texto os dilemas e fatores que contribuem para a licenciatura ser uma das últimas opções de profissionalização, como também foi abordado a importância que o professor exerce no processo de ensino/aprendizagem, e propostas direcionadas aos programas de estágios das Instituições de Ensino Superior visando preparar melhor os alunos para o estágio e futuramente para a docência, e construir um vínculo intrínseco entre universidade e escola. A metodologia utilizada na execução desse trabalho partiu do método dedutivo, no qual busca explicar o conteúdo através de uma análise do geral para o particular. Quanto aos procedimentos a pesquisa foi dividida em duas etapas: a primeira etapa consistiu num levantamento bibliográfico (livros, revistas, periódicos e na internet), de autores que se dedicam ou se dedicaram a esta temática, com o objetivo de atualizar-se para a fundamentação teórica desse trabalho. Já a segunda etapa apoiou-se em entrevistas e depoimentos com professores que já atuam na educação pública, e com alunos que estavam desenvolvendo o estágio. Mediante o exposto, pode-se inferir que boa parte dos professores iniciantes sentem dificuldade na sala de aula, isso é reflexo do estágio vulnerável que foi realizado (às vezes não chegam a fazê-lo), entre outros fatores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "ENSINO, ESTÁGIO, PROFESSOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA4_ID7615_08092015213412.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOAQUIM ALVES DA COSTA FILHO" "autor_nome_curto" => "JOAQUIM ALVES" "autor_email" => "joaquimfilhogeo@yahoo.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }