Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AVALIAÇÃO CONTÍNUA NA FORMAÇÃO DOCENTE

Palavra-chaves: AVALIAÇÃO CONTÍNUA, ENSINO, FORMAÇÃO DOCENTE, PRÁTICA PEDAGÓGICA Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Didática, Currículo e Política Educacional
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 15554
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1908
    "inscrito_id" => 541
    "titulo" => "AVALIAÇÃO CONTÍNUA NA FORMAÇÃO DOCENTE"
    "resumo" => "Resumo: Estudos recentes desenvolvidos no âmbito educacional e acadêmico têm tomado como tema de discussão e investigação a necessidade de um método de ensino significativo e emancipador que permita ao educando transitar pelos diferentes contextos sociais atuando de forma ativa e participativa nas diversas práticas e demandas da sociedade. Destacam-se, nesse processo de ensino, a relevância de uma avaliação continuada e/ou contínua que possibilite ao educando e ao professor refletir conjuntamente sobre o conhecimento assimilado, as dificuldades de aprendizagem e as propostas de atividades desenvolvidas. Diante disso, o presente estudo tem por objetivo tecer algumas reflexões sobre a relevância da avaliação contínua no processo de formação docente. Como procedimentos metodológicos, foi efetuada a aplicação de questionários para coleta de dados a uma turma de nove alunos do curso de Licenciatura em Pedagogia da UFCG no segundo semestre letivo de 2013. Os resultados apontam para a necessidade de adoção de instrumentos metodológicos de avaliação contínua eficazes, ancorando os processos de planejamento e avaliação de cada atividade ou encontro educando-educador, viabilizando uma prática pedagógica dinâmica que possibilite ao educando uma autoavaliação realista e imediata e ao educador a obtenção de subsídios norteadores de melhoria da qualidade educacional focada na formação docente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO CONTÍNUA, ENSINO, FORMAÇÃO DOCENTE, PRÁTICA PEDAGÓGICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA3_ID541_08092015154635.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ ALBOS RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "ALBOS"
    "autor_email" => "albos@computacao.ufcg.edu"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 15554
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1908
    "inscrito_id" => 541
    "titulo" => "AVALIAÇÃO CONTÍNUA NA FORMAÇÃO DOCENTE"
    "resumo" => "Resumo: Estudos recentes desenvolvidos no âmbito educacional e acadêmico têm tomado como tema de discussão e investigação a necessidade de um método de ensino significativo e emancipador que permita ao educando transitar pelos diferentes contextos sociais atuando de forma ativa e participativa nas diversas práticas e demandas da sociedade. Destacam-se, nesse processo de ensino, a relevância de uma avaliação continuada e/ou contínua que possibilite ao educando e ao professor refletir conjuntamente sobre o conhecimento assimilado, as dificuldades de aprendizagem e as propostas de atividades desenvolvidas. Diante disso, o presente estudo tem por objetivo tecer algumas reflexões sobre a relevância da avaliação contínua no processo de formação docente. Como procedimentos metodológicos, foi efetuada a aplicação de questionários para coleta de dados a uma turma de nove alunos do curso de Licenciatura em Pedagogia da UFCG no segundo semestre letivo de 2013. Os resultados apontam para a necessidade de adoção de instrumentos metodológicos de avaliação contínua eficazes, ancorando os processos de planejamento e avaliação de cada atividade ou encontro educando-educador, viabilizando uma prática pedagógica dinâmica que possibilite ao educando uma autoavaliação realista e imediata e ao educador a obtenção de subsídios norteadores de melhoria da qualidade educacional focada na formação docente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO CONTÍNUA, ENSINO, FORMAÇÃO DOCENTE, PRÁTICA PEDAGÓGICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA3_ID541_08092015154635.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ ALBOS RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "ALBOS"
    "autor_email" => "albos@computacao.ufcg.edu"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Resumo: Estudos recentes desenvolvidos no âmbito educacional e acadêmico têm tomado como tema de discussão e investigação a necessidade de um método de ensino significativo e emancipador que permita ao educando transitar pelos diferentes contextos sociais atuando de forma ativa e participativa nas diversas práticas e demandas da sociedade. Destacam-se, nesse processo de ensino, a relevância de uma avaliação continuada e/ou contínua que possibilite ao educando e ao professor refletir conjuntamente sobre o conhecimento assimilado, as dificuldades de aprendizagem e as propostas de atividades desenvolvidas. Diante disso, o presente estudo tem por objetivo tecer algumas reflexões sobre a relevância da avaliação contínua no processo de formação docente. Como procedimentos metodológicos, foi efetuada a aplicação de questionários para coleta de dados a uma turma de nove alunos do curso de Licenciatura em Pedagogia da UFCG no segundo semestre letivo de 2013. Os resultados apontam para a necessidade de adoção de instrumentos metodológicos de avaliação contínua eficazes, ancorando os processos de planejamento e avaliação de cada atividade ou encontro educando-educador, viabilizando uma prática pedagógica dinâmica que possibilite ao educando uma autoavaliação realista e imediata e ao educador a obtenção de subsídios norteadores de melhoria da qualidade educacional focada na formação docente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.