RODRIGUES, José Albos. Avaliação contínua na formação docente. Anais II CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/15554>. Acesso em: 22/11/2024 17:34
Resumo: Estudos recentes desenvolvidos no âmbito educacional e acadêmico têm tomado como tema de discussão e investigação a necessidade de um método de ensino significativo e emancipador que permita ao educando transitar pelos diferentes contextos sociais atuando de forma ativa e participativa nas diversas práticas e demandas da sociedade. Destacam-se, nesse processo de ensino, a relevância de uma avaliação continuada e/ou contínua que possibilite ao educando e ao professor refletir conjuntamente sobre o conhecimento assimilado, as dificuldades de aprendizagem e as propostas de atividades desenvolvidas. Diante disso, o presente estudo tem por objetivo tecer algumas reflexões sobre a relevância da avaliação contínua no processo de formação docente. Como procedimentos metodológicos, foi efetuada a aplicação de questionários para coleta de dados a uma turma de nove alunos do curso de Licenciatura em Pedagogia da UFCG no segundo semestre letivo de 2013. Os resultados apontam para a necessidade de adoção de instrumentos metodológicos de avaliação contínua eficazes, ancorando os processos de planejamento e avaliação de cada atividade ou encontro educando-educador, viabilizando uma prática pedagógica dinâmica que possibilite ao educando uma autoavaliação realista e imediata e ao educador a obtenção de subsídios norteadores de melhoria da qualidade educacional focada na formação docente.