O presente estudo trata-se de uma pesquisa realizada com professores da rede municipal e estadual de ensino do município de Bernardino Batista/PB, e tem como principal foco analisar a concepção desses docentes quanto à influência das tecnologias da comunicação nas suas práticas pedagógicas. A pesquisa realizada apresenta características que a definem como sendo de cunho predominantemente qualitativo e de natureza descritiva. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi à entrevista semiestruturada. Assim pretendeu-se colher informações capazes de provocar reflexões quanto ao uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) na ação educativa, bem como instigar novas pesquisas para com a temática suscitada. A partir do resultado deste estudo, pôde-se constatar que muitos recursos tecnológicos se encontram nas escolas e a maioria são utilizados, porém quando usados, servem apenas para dinamizar as aulas e para a apreensão dos conteúdos trabalhados nas disciplinas das referidas professoras, confirmando assim uma concepção de “educação bancária” discutida pelo mestre Paulo Freire. Nesse sentido há ausência de um trabalho sistematizado voltado para a transformação da informação em conhecimento; além disso, percebeu-se que a formação inicial, bem como a continuada, não são suficientes para preparar o docente a manusear de forma mecânica e pedagógica os recursos que chegam as escolas portando-se de aplicativos cada vez mais ágeis e modernos. Conclui-se que há muito que se conceber e se fazer para que os recursos tecnológicos venham verdadeiramente fazer parte das práticas pedagógicas dos professores numa perspectiva de facilitar a aprendizagem de forma crítica, autônoma e reflexiva.