AS FÁBULAS E OS PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 15498 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 476 "inscrito_id" => 1869 "titulo" => "AS FÁBULAS E OS PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO" "resumo" => "O presente trabalho busca identificar a forma como as fábulas são trabalhadas na coleção de livros didáticos “Buriti” do 1º ao 5º ano, descrevendo como são realizadas as atividades propostas pelo livro a partir da fábula e de como esta se apresenta. As fábulas possuem características de serem curtas e breves e por apresentarem uma linguagem acessível mostram-se como uma importante ferramenta didática para o desenvolvimento das aulas de Língua Portuguesa em relação ao trabalho com a linguagem oral e escrita na sala de aula. Por isso, faz-se importante que o livro didático do ensino fundamental I aborde este gênero textual em seu conteúdo. As fábulas possuem dentre suas características a abordagem moral ao final das mesmas e por isto requisita do aluno um trabalho com base na compreensão e interpretação textual, sendo fundamental que o professor perceba como os exercícios do livro conduzem estes dois processos cognitivos e como estes podem interagir com os princípios da educação do campo. É fundamental para uma Escola do Campo de qualidade haja livro didático que atenda as especificidades do espaço campesino e reúna os princípios norteadores da Educação do Campo. A coleção “Buriti” é adotada por diversos professores das Escolas do Campo, além de ser uma coleção aprovada pelo PNLD, sendo considerada referência para a Educação do Campo. Por isso, buscaremos através da análise do livro didático do 1º ao 5º ano verificar se a fábula presente nesta coleção trabalha com os princípios da educação do Campo, descrevendo como estes princípios são abordados." "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Ensino de língua portuguesa" "palavra_chave" => "FÁBULAS, LIVRO DIDÁTICO, EDUCAÇÃO DO CAMPO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA15_ID1869_12082015083742.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEFFERSON GEOVANE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JEFFERSON G." "autor_email" => "jefferson.geovane@hotmail" "autor_ies" => "UFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 15498 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 476 "inscrito_id" => 1869 "titulo" => "AS FÁBULAS E OS PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO" "resumo" => "O presente trabalho busca identificar a forma como as fábulas são trabalhadas na coleção de livros didáticos “Buriti” do 1º ao 5º ano, descrevendo como são realizadas as atividades propostas pelo livro a partir da fábula e de como esta se apresenta. As fábulas possuem características de serem curtas e breves e por apresentarem uma linguagem acessível mostram-se como uma importante ferramenta didática para o desenvolvimento das aulas de Língua Portuguesa em relação ao trabalho com a linguagem oral e escrita na sala de aula. Por isso, faz-se importante que o livro didático do ensino fundamental I aborde este gênero textual em seu conteúdo. As fábulas possuem dentre suas características a abordagem moral ao final das mesmas e por isto requisita do aluno um trabalho com base na compreensão e interpretação textual, sendo fundamental que o professor perceba como os exercícios do livro conduzem estes dois processos cognitivos e como estes podem interagir com os princípios da educação do campo. É fundamental para uma Escola do Campo de qualidade haja livro didático que atenda as especificidades do espaço campesino e reúna os princípios norteadores da Educação do Campo. A coleção “Buriti” é adotada por diversos professores das Escolas do Campo, além de ser uma coleção aprovada pelo PNLD, sendo considerada referência para a Educação do Campo. Por isso, buscaremos através da análise do livro didático do 1º ao 5º ano verificar se a fábula presente nesta coleção trabalha com os princípios da educação do Campo, descrevendo como estes princípios são abordados." "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Ensino de língua portuguesa" "palavra_chave" => "FÁBULAS, LIVRO DIDÁTICO, EDUCAÇÃO DO CAMPO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA15_ID1869_12082015083742.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEFFERSON GEOVANE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JEFFERSON G." "autor_email" => "jefferson.geovane@hotmail" "autor_ies" => "UFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }