RESUMO
O ensinamento da Matemática, ao longo dos anos, vem priorizando os conhecimentos físicos e sociais, deixando um pouco de lado o conhecimento lógico-matemático. Considera-se que para aprender numeração, bastam observar quantidades e escrever os numerais correspondentes, repetidas vezes. O conhecimento lógico-matemático consiste em relacionamentos feitos pelo indivíduo. A aprendizagem da lógica faz com que o pensamento proceda corretamente a fim de chegar a conhecimentos verdadeiros. Tradicionalmente, a lógica foi considerada um portal de acesso ao estudo da filosofia e das ciências. Desta forma, discutir e argumentar faz parte do debate sobre qualquer questão, no caso das ciências, conhecer um pouco de lógica pode ser muito valioso. As ciências foram construídas usando procedimentos lógicos e o método científico pode ser visto como lógica aplicada. Neste sentido, o presente estudo que tem como objetivo analisar a construção do pensamento multiplicativo desenvolvido pela criança visa sugerir alternativas que facilitem com o trabalho do professor na sala de aula contribua com construção do conhecimento durante o processo ensino aprendizagem.