Este trabalho busca realizar uma abordagem a respeito dos processos Históricos que constituem o Ensino de História no Brasil. Para tanto iremos nos debruçar sobre o desenvolvimento de sua trajetória pedagógica desde o período colonial até a aprovação dos PCN´s (Parâmetros Curriculares Nacionais) no ano de 1997. Como parte introdutória de nossa discussão buscamos situar o leitor a cerca do objeto de interesse da Ciência Histórica e sua metodologia, enfatizando a natureza também histórica da utilização dos métodos aplicados por essa ciência em suas investigações. Depois partimos para analisar quais os conteúdos e métodos foram aplicados ao Ensino de História em nosso país, fizemos um recorte temporal que tem seu inicio no período colonial estendendo-se ao século XX. Mais adiante nos propormos a abordar a influência de duas importantes correntes europeias no que diz respeito ao estudo sobre a concepção de História Escolar em nosso país. Verificamos como essas duas correntes contribuem para pensar a disciplina de História em nossas escolas influenciando não apenas no entendimento pedagógico a cerca do que vem a ser uma disciplina, mas na escolha dos conteúdos e métodos que serão aplicados ao seu ensino.