O objetivo deste trabalho é apresentar resultados de uma pesquisa comparativa sobre as percepções dos alunos concluintes do curso técnico em cozinha, da modalidade PROEJA do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) e do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), especificamente no que se refere aos aspectos relacionados ao processo formativo. Participaram deste estudo, alunos concluintes das duas Instituições, compreendendo a primeira turma concluinte do curso. Por meio da análise de entrevistas semiestruturadas, percebemos que tanto alunos do IFAL quanto do IFSC, destacaram que o nível de conhecimento dos professores, sua habilidade técnica associada à metodologia e a relação afetiva entre professor e aluno são essenciais no processo de ensino-aprendizagem nessa modalidade. O único aspecto negativo apresentado pelos concluintes do IFAL foi à falta de estrutura de funcionamento pela ausência de laboratório especializado, porém avaliaram positivamente o curso escolhido destacando a atuação dos professores como sendo o diferencial no processo. Sobre os aspectos positivos os concluintes destacaram o aumento das oportunidades de atividades profissionais, por aprender as técnicas e eliminar os vícios de práticas amadoras e o sentimento de mais valorização, por apresentar a marca dos Institutos. Observamos que é necessário haver uma sintonia entre a educação básica e a educação profissional, especialmente porque essa integração influencia positivamente a melhoria das condições de vida dos alunos que buscam os IFs. Acreditamos que ao associar fundamentos cientifico-tecnológicos e histórico-sociais a educação profissional, ajuda a formação do jovem e adulto trabalhador não apenas o qualificando para o trabalho, mas o preparando para uma nova vida.