O ensino de ciências torna-se bastante relevante na aquisição do conhecimento científico e este se constitui efetivamente diante de uma prática docente proficiente. Neste estudo objetivamos fazer uma análise de como vem sendo desenvolvido o ensino de Ciências/Biologia na educação básica (Ensino Fundamental I e II e no Ensino Médio). Partindo da necessidade de compreender como são realizadas e a importância das aulas de Ciências/Biologia para um bom desenvolvimento científico e construção do saber atrelado a prática docente, resolveu-se elaborar esta pesquisa de cunho exploratório e investigativo, visando conhecer a conduta do professor diante da temática de ciências, no que diz respeito a metodologia utilizada e ao repasse dos conteúdos pois é muito importante que o professor escolha as estratégias certas para cada conteúdo que irá ministrar. O estudo foi realizado através de questionários semi estruturados com docentes da educação básica do município de Damião, PB, onde pudemos analisar como ocorre o ensino de ciências/biologia. Contudo, os docentes utilizam ainda marcas do ensino tradicional, práticas educativas sem grandes inovações, e consideram que devemos aprender ciências para conhecer o mundo onde vivemos. Os dados obtidos neste estudo reforçam a necessidade de serem desenvolvidas práticas educativas diferenciadas que desenvolvam novas propostas e que tenham a finalidade de promover o conhecimento e a melhoria do ensino e assim, transformar o cenário educacional de forma que os alunos aprendam ciências/biologia para compreender tudo o que está ao seu redor e as transformações que ocorrem nele tornando-se cidadãos cientificamente alfabetizados.